Cefet-RJ Química

Cefet-RJ – Cursos Técnicos – Química

Questões Anteriores


Questão 21

Após dois anos e meio, quando 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos vazaram do reservatório da Samarco, ainda encontramos uma quantidade alta de metais oriundos dessa mineradora no Rio Doce. Alguns como o cobre, manganês, zinco, cromo, cobalto, níquel e chumbo podem ser potencialmente perigosos, pois podem ser absorvidos pelas plantas e animais a médio e longo prazo, sendo nocivos para esses organismos. (Adaptado do Jornal da USP, 19/07/18)

Sobre os metais citados e seus conhecimentos sobre a Tabela Periódica, podemos inferir que:

a) Fazem parte dos elementos ditos representativos.

b) Encontram-se no 4º período da tabela periódica.

c) Situa-se no 5º período o de maior número atômico.

d) É dito de transição o de menor número atômico.

Solução:


Questão 22

O airbag é um dispositivo de segurança obrigatório em vários países. Em caso de colisão, sensores no automóvel detectam a forte desaceleração. Uma unidade de controle emite uma descarga elétrica que dá início a rápidas transformações que podem ser representadas pela equação da reação a seguir.

$$6 NaN_{3} + Fe_{2} O_{3} \longrightarrow 3 Na_{2} O + 2 Fe + 9 N_{2}$$

Identifique a substância responsável por inflar o airbag.

a) $$Na N_{3}$$

b) $$N_{2}$$

c) $$Na_{2} O$$

d) Fe

Solução:


Questão 23

Considere que, ao final de um experimento, foi gerado $$H_{2} SO_{4}$$ (ácido sulfúrico) como rejeito. Para o descarte adequado, o técnico de um laboratório neutralizou o ácido empregando uma base entre os compostos disponíveis em sua bancada, representados na figura a seguir.

Para determinar a quantidade de base necessária para neutralização, o técnico representou adequadamente a equação da reação, observando como produtos $$K_{2} SO_{4}$$ e água. Após o ajuste da equação de reação, determine a soma dos menores coeficientes do balanceamento encontrados.

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

Solução:


Próximas Questões