FATEC – Vestibular 2017 – Física (continuação)

Questões Anteriores


Questão 37

Em uma disciplina de circuitos elétricos da FATEC, o Professor de Física pede aos alunos que determinem o valor da resistência elétrica de um dispositivo com comportamento inicial ôhmico, ou seja, que obedece à primeira lei de Ohm.
Para isso, os alunos utilizam um multímetro ideal de precisão e submetem o dispositivo a uma variação na diferença de potencial elétrico anotando os respectivos valores das correntes elétricas observadas. Dessa forma, eles decidem construir um gráfico contendo a curva característica do dispositivo resistivo, apresentada na figura.

Com os dados obtidos pelos alunos, e considerando apenas o trecho com comportamento ôhmico, podemos afirmar que
o valor encontrado para a resistência elétrica foi, em kΩ, de

a) 3,0
b) 1,5
c) 0,8
d) 0,3
e) 0,1

Solução:

Basta tomarmos qualquer ponto (par ordenado) da região ôhmica do gráfico. Escolhemos o ponto (2;6). Isto significa que $$U=6$$ volts, e $$i = 2\cdot 10^{-3}$$ amperes (note que o gráfico fornece valores em miliamperes.

Substituindo na fórmula da primeira lei de Ohm, temos;

\[U=R\cdot i \Longrightarrow R = U/i = 6/(2\cdot 10^{-3}) = 3\cdot 10^{3}\Omega= 3,0 k\Omega\].

Resposta: a)


Questão 38

Em um jogo de futebol, o goleiro, para aproveitar um contra-ataque, arremessa a bola no sentido do campo adversário. Ela percorre, então, uma trajetória parabólica, conforme representado na figura, em 4 segundos.

Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade $$\vec{V}$$ , de lançamento, e da velocidade $$\vec{V_{h}}$$ , na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,

a) 15 e 25.

b) 15 e 50.

c) 25 e 15.

d) 25 e 25.

e) 25 e 50.

Solução:


Questão 39

Um professor do curso de Eletrônica Industrial da FATEC decide apresentar aos alunos a eficiência da bateria de um telefone celular hipotético, modelo smartphone. Ele destaca que alguns fatores são determinantes para que a carga elétrica da bateria seja consumida mais rapidamente.

O professor mostra que há um aumento de consumo devido à conexão WiFi, ao uso permanente de Bluetooth e de NFC (Near Field Communication), à elevada luminosidade de fundo de tela, à instabilidade das conexões 3G e 4G, ao localizador GPS ligado constantemente, ao uso de toque vibratório e ao excessivo armazenamento de apps (aplicativos diversos).

Os dados são apresentados aos alunos por meio de um infográfico, contendo o quanto a bateria fornece de energia, quanta energia o aparelho celular consome (utiliza) e o valor da dissipação de energia.

Desprezando quaisquer outras perdas do sistema, e considerando apenas as informações apresentadas no texto e no infográfico, é correto afirmar que
(A) o rendimento do sistema é de 25%.
(B) o rendimento da bateria na utilização do aparelho é de 80%.
(C) a potência nominal máxima gerada pela bateria em 1,5 h é de 5 W.
(D) a energia dissipada pelo dispositivo independe do uso das funcionalidades descritas no texto.
(E) funcionalidades como Bluetooth e NFC são as maiores consumidoras de energia.

Solução:

O rendimento da bateria é o quanto o aparelho utilizou dividido pelo quanto foi fornecido \[R = \frac{12}{15} = \frac{4}{5} = 80\%\] Resposta: letra B.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia