Fatec Matemática Química

FATEC – Vestibular 2018 – Multidisciplinares (parte 2)

Questões anteriores


Questão 6

Nos últimos anos, a leitura biométrica – criação e identificação de códigos com base em padrões individuais como, por exemplo, as impressões digitais – tem atraído o interesse de empresas que buscam, por meio dessa tecnologia, realizar o controle de entrada e saída de funcionários. As impressões digitais são desenhos que se formam quando as papilas, presentes nas pontas dos dedos, tocam uma superfície lisa. Nesse contato, ocorre depósito de vestígios papilares visíveis ou ocultos. Os vestígios visíveis podem ser observados se a mão que os contém estiver suja de tinta ou de sangue. Já os ocultos resultam dos vestígios de suor que os dedos deixam em um determinado local. Há vários reagentes que podem ser usados para tornar visíveis vestígios papilares ocultos. Uma substância bastante utilizada nesse caso é a ninidrina, que reage com um dos componentes do suor formando um produto colorido.

A equação química simplificada que representa a reação que ocorre entre a ninidrina e uma das moléculas presentes no suor (apresentada na equação como composto X) é

O composto X que reage com a ninidrina apresenta as funções orgânicas

(A) amida e álcool.
(B) amina e cetona.
(C) amina e aldeído.
(D) amida e ácido carboxílico.
(E) amina e ácido carboxílico.

Solução:

A função amina deriva da amônia, em que um ou mais de seus hidrogênios são substituídos por um grupo orgânico. O composto X possui um grupo orgânico ligado ao $$NH_{2}$$, que é a função amina. O composto possui também uma função ácido carboxílico (COOH).

Resposta: letra E.


Questão 9

No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi levantado que milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo (ônibus municipal, metrô e trem) para deslocamento ao trabalho. No ano de 2014, esse tipo de transporte foi responsável pelo consumo de aproximadamente 3,3 Gtep contra 10,3 Gtep do transporte individual (automóveis e motos).

  • Considere:
  • tep = tonelada equivalente de petróleo
  • $$1 tep = 1,2×10^{7} Wh$$

É correto afirmar que a diferença entre a energia consumida pelo transporte coletivo e o transporte individual, em 2014, em GWh, foi, aproximadamente, de

(A) $$8,4 \cdot 10^{3}$$
(B) $$8,4 \cdot 10^{5}$$
(C) $$8,4 \cdot 10^{7}$$
(D) $$8,4 \cdot 10^{9}$$
(E) $$8,4 \cdot 10^{11}$$

Solução:

Aplicando a diferença, temos $$10,3 – 3,3= 7 Gtep$$.

Fazendo uma regra de três, obtemos o equivalente em Watt-hora. Note que o resultado terá um fator multiplicativo “G”.

1 tep ———- $$1,2×10^{7} Wh$$

7 Gtep ———- $$x$$.

\[x= 7\cdot 1,2\cdot 10^{7}G= 8,4\cdot 10^{7} GWh\].

Resposta: c)


Próximas Questões (Raciocínio Lógico)