Fatec Química

FATEC – Vestibular 2020 – Questão 20 (Química)

Leia o texto para responder às questões de 20 a 24.

A Química do Slime

A jornada histórica do slime tem início nas primeiras décadas do século XX, quando James Wright criou um material com características muito parecidas com a borracha. Atualmente, devido às mais variadas formulações disponibilizadas em plataformas e mídias digitais, pode-se produzir o próprio slime em casa. O slime caseiro pode ser produzido pela mistura de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio ($$NaHCO_{3}$$), 100 mL de água boricada (solução de ácido bórico, $$H_{3} BO_{3}$$) e 60 g de cola de isopor (constituída de poliacetato de vinila, PVAc). Quando misturamos o bicarbonato de sódio com o ácido bórico, ocorre uma reação química que produz gás carbônico, água e borato de sódio ($$Na_{3} BO_{3}$$). A dissociação, em solução aquosa, do borato e do bicarbonato de sódio libera íons sódio ($$Na^{+}$$), que vão interagir com as moléculas do PVAc, formando um composto de elevada viscosidade e elasticidade. Os íons sódio interagem com a estrutura do PVAc conforme representado.

 

A reação entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio também origina o tetraborato de sódio, conhecido como “Bórax” ($$Na_{2} B_{4} O_{7}$$). Este, em meio básico, transforma-se em tetrahidroxiborato, conforme representado na equação 1.

 

O PVAc reage com moléculas de água produzindo álcool polivinílico (PVA), conforme representado na equação 2.

O tetrahidroxiborato reage com o PVA (equação 3), formando novas ligações que interligam as cadeias do polímero que constitui o slime.

Questão 20

Considerando que uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 5 g desse composto, é correto afirmar que o número de moléculas de bicarbonato de sódio utilizadas na fabricação do slime caseiro, conforme descrito no texto, corresponde a aproximadamente

(A) $$6,2\times 10^{22}$$

(B) $$7,1\times 10^{22}$$

(C) $$9,1\times 10^{22}$$

(D) $$2,0\times 10^{23}$$

(E) $$3,0\times 10^{23}$$

Solução:


Próximas Questões