Enem Física Química

Resolução – ENEM 2015 – Ciências da Natureza (continuação 3)

Questões Anteriores

Questão 68

Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.
“O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositovos” – pensou.
Símbolos adotados:

Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?

Solução:

Para que todos os elementos estejam submetidos à tensão da rede, eles devem estar em paralelo, portanto podemos descartar as letras C e D. Para que o interruptor da lâmpada não afete as tomadas, ele deve interromper somente a energia mandada para a lâmpada. Na letra A, o interruptor é inútil, pois não interrompe a energia de nenhum dos elementos. Na letra B, o interruptor desliga a lâmpada e uma tomada junto, portanto também não serve. Nos resta a letra E. Observe que o interruptor está depois das tomada e, mesmo aberto (lâmpada desligada), as tomada continuam dentro do circuito.

Resposta: letra E.

Questão 70

Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais “dura” e outro com borracha mais “mole”. O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica $$k_{d}$$ (do estilingue mais “duro”) é o dobro da constante elástica $$k_{m}$$ (do estilingue mais “mole”).
A razão entre os alcances $$\frac{D_{d}}{D_{m}}$$, referentes aos estilingues com borrachas “dura” e “mole”, respectivamente, é igual a
A) 1/4.
B) 1/2.
C) 1.
D) 2.
E) 4.

Solução:

A força elástica é calculada da seguinte forma: $$F = kx$$. Então temos a força elástica para o estilingue de borracha mais dura, $$F_{d} = k_{d} D_{d}$$ e a força elástica para o estilingue de borracha mais mole, $$F_{m} = k_{m} D_{m}$$. O enunciado diz que o menino aplicara a mesma força nos dois estilingues, portanto $$F_{d} = F_{m}$$. O enunciado também diz que $$k_{d} = 2k_{m}$$. Assim \[F_{d} = F_{m} \longrightarrow k_{d} D_{d} = k_{m} D_{m} \longrightarrow 2k_{m} D_{d} = k_{m} D_{m} \longrightarrow \frac{D_{d}}{D_{m}} = \frac{1}{2}\] Resposta: letra B.

Questão 73

A bomba

reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da

reação em cadeia

ANDRADE, C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973 (fragmento).

Nesse fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia” porque na
A) fissão de $$^{235} U$$ ocorre liberação de grande quantidade de calor, que dá continuidade à reação.
B) fissão de $$^{235} U$$ ocorre liberação de energia, que vai desintegrando o isótopo $$^{238} U$$, enriquecendo-o em mais $$^{235} U$$.
C) fissão do $$^{235} U$$ ocorre uma liberação de nêutrons, que bombardearão outros núcleos.
D) fusão do $$^{235} U$$ com $$^{238} U$$ ocorre formação de neutrino, que bombardeará outros núcleos radioativos.
E) fusão do $$^{235} U$$ com $$^{238} U$$ ocorre formação de outros elementos radioativos mais pesados, que desencadeiam novos processos de fusão.

Solução:

A fissão do $$^{235} U$$ provoca liberação de nêutrons, que bombardeiam outros núcleos.

Resposta: letra C.

Questão 75

Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic?
O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado).

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a
A) ressonância.
B) refração.
C) difração.
D) reflexão.
E) difusão.

Solução:

O fenômeno é refração, pois “eleva” o horizonte, criando uma falsa camada de água que encobre o iceberg.

Resposta: letra B.

Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia