Resolução – ENEM 2016 – Ciências da Natureza (continuação 1)

Questões Anteriores

Questão 51

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de $$H_{2} SO_{4}$$ sobre o filtrado e observa-se por 30 min.

TUBINO, M.; SIMONI, J. A. Refletindo sobre o caso Celobrar®. Química Nova, n. 2, 2007 (adaptado).

A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela
A) liberação de calor.
B) alteração da cor para rosa.
C) precipitação de um sólido branco.
D) formação de gás hidrogênio.
E) volatilização de gás cloro.

Solução:

O bário solúvel em água reage com o sulfato, formando um sólido branco, através da equação \[Ba^{2+}\, (aq) + SO_{4} ^{2-}\, (aq) \rightleftharpoons BaSO_{4}\, (s)\] Resposta: letra C.

Questão 52

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.

O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.

Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto
A) Sitophilus spp.
B) Migdolus fryanus.
C) Anthonomus rubi.
D) Grapholita molesta.
E) Scrobipalpuloides absoluta.

Solução:

O Bombicol apresenta isomeria cis-trans. O composto que também apresenta essa isomeria é o usado para tratar Tomate.

Resposta: letra E.

Questão 53

O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produção de etanol utilizando milho como matéria-prima.

A etapa de hidrólise na produção de etanol a partir do milho é fundamental para que
A) a glicose seja convertida em sacarose.
B) as enzimas dessa planta sejam ativadas.
C) a maceração favoreça a solubilização em água.
D) o amido seja transformado em substratos utilizáveis pela levedura.
E) os grãos com diferentes composições químicas sejam padronizados.

Solução:

Na hidrólise, as moléculas de amido são quebradas em compostos menores. Esses compostos são mais facilmente absorvidos pelas leveduras, que os utilizam para obter energia a partir da fermentação alcoólica.

Resposta: letra D.

Questão 54

Durante a primeira fase do projeto de uma usina de geração de energia elétrica, os engenheiros da equipe de avaliação de impactos ambientais procuram saber se esse projeto está de acordo com as normas ambientais. A nova planta estará localizada à beira de um rio, cuja temperatura média da água é de 25°C, e usará a sua água somente para refrigeração. O projeto pretende que a usina opere com 1,0 MW de potência elétrica e, em razão de restrições técnicas, o dobro dessa potência será dissipada por seu sistema de arrefecimento, na forma de calor. Para atender a resolução número 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, com uma ampla margem de segurança, os engenheiros determinaram que a água só poderá ser devolvida ao rio com um aumento de temperatura de, no máximo, 3°C em relação à temperatura da água do rio captada pelo sistema de arrefecimento. Considere o calor específico da água igual a 4 kJ/(kg°C). Para atender essa determinação, o valor mínimo do fluxo de água, em kg/s, para a refrigeração da usina deve ser mais próximo de
A) 42.
B) 84.
C) 167.
D) 250.
E) 500.

Solução:

Aqui temos a potência 1 MW, que também pode ser escrita como $$1\cdot 10^{6}\, J/s$$. Porém, precisamos do dobro dessa energia para o arrefecimento, ou seja, $$2\cdot 10^{6}\, J$$. Portanto, se descobrirmos qual a massa de água que essa energia pode elevar em 3°C, descobrimos qual o fluxo de água, em kg/s. \[Q = m\cdot c\cdot \Delta T \longrightarrow 2\cdot 10^{6} = m\cdot 4\cdot 10^{3}\cdot 3 \longrightarrow m \approx 0,167\cdot 10^{3}\, kg/s = 167\, kg/s\] Resposta: letra C.

Questão 55

A Figura 1 apresenta o gráfico da intensidade, em decibéis (dB), da onda sonora emitida por um alto-falante, que está em repouso, e medida por um microfone em função da frequência da onda para diferentes distâncias: 3 mm, 25 mm, 51 mm e 60 mm. A Figura 2 apresenta um diagrama com a indicação das diversas faixas do espectro de frequência sonora para o modelo de alto-falante utilizado neste experimento.

Relacionando as informações presentes nas figuras 1 e 2, como a intensidade sonora percebida é afetada pelo aumento da distância do microfone ao alto-falante?
A) Aumenta na faixa das frequências médias.
B) Diminui na faixa das frequências agudas.
C) Diminui na faixa das frequências graves.
D) Aumenta na faixa das frequências médias altas.
E) Aumenta na faixa das frequências médias baixas.

Solução:

Vemos no gráfico que até a faixa média de frequências, quanto mais longe da caixa mais diminui a intensidade sonora. A partir da faixa média alta de frequências, a intensidade sonora independe da distância em relação à caixa.

Resposta: letra C.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia