Enem Física Química

Resolução – ENEM 2016 – Ciências da Natureza (continuação 2)

Questões Anteriores

Questão 56

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu  uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
A) Núcleo.
B) Mitocôndria.
C) Peroxissomo.
D) Complexo golgiense.
E) Retículo endoplasmático.

Solução:

Como o ciclo de Krebs ocorre na Mitocôndria, o peptídeo sinal deve ser endereçado para essa organela.

Resposta: letra B.

Questão 57

O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso. A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?
A) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida diminuída.
B) Intensidade aumentada, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida diminuída.
C) Intensidade diminuída, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida aumentada.
D) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.
E) Intensidade aumentada, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.

Solução:

Conforme a Mariposa se afasta, o tempo de retorno da onda aumenta. Consequentemente, esta perde força e sua intensidade é diminuída, assim como sua frequência.

Resposta: letra A.

Questão 58

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido como
\[R = \frac{n_{produto}}{n_{reagente\, limitante}}\cdot 100\]
em que $$n$$ corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química:
\[CH_{3} Br + NaOH \longrightarrow CH_{3} OH + NaBr\]
As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.
O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de
A) 22%.
B) 40%.
C) 50%.
D) 67%.
E) 75%.

Solução:

Primeiro precisamos encontrar quantos mols são utilizados ou produzidos de cada molécula.

\[CH_{3} OH = 12 + 3\cdot 1 +16 + 1 = 32\, g/mol\] Como são produzidos 32 g de metanol, temos 1 mol de metanol.

\[NaOH = 23 + 16 + 1 = 40\, g/mol\] Como são utilizados80 g de hidróxido de sódio, temos 2 mols deste componente.

\[CH_{3} Br = 12 + 3\cdot 1 + 80 = 95\, g/mol\] Como são utilizados 142,5 g de brometo de metila, temos 1,5 mol deste composto.

O número de mols do produto é $$n_{produto} = 1\, mol$$. O reagente limitante é o que vai ser consumido primeiro, ou seja, o brometo de metila. Portanto, o número de mols do reagente limitante é $$n_{reagente\, limitante} = 1,5\, mol$$.

Agora é só substituir na equação: \[R = \frac{1}{1,5}\cdot 100 \longrightarrow R = 67\%\] Resposta: letra D.

Questão 59

Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, HB e 6B) para efetuar três traçados distintos.

Munido dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas (R), medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura. Verificou-se que os resistores obedeciam à Lei de Ohm.

Na sequência, conectou o ohmímetro nos terminais A e B do desenho e, em seguida, conectou-o nos terminais B e C, anotando as leituras $$R_{AB}$$ e $$R_{BC}$$, respectivamente.
Ao estabelecer a razão $$\frac{R_{AB}}{R_{BC}}$$, qual resultado o estudante obteve?
A) 1
B) $$\frac{4}{7}$$
C) $$\frac{10}{27}$$
D) $$\frac{14}{81}$$
E) $$\frac{4}{81}$$

Solução:

Questão 60

O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).
No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:
A) Ligações dissulfeto.
B) Ligações covalentes.
C) Ligações de hidrogênio.
D) Interações dipolo induzido – dipolo induzido.
E) Interações dipolo permanente – dipolo permanente.

Solução:

Como ambas as substâncias são apolares, a ligação entre elas será dipolo induzido-dipolo induzido.

Resposta: letra D.

Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia