Resolução – ENEM 2016 – Ciências da Natureza (continuação 4)

Questões Anteriores

Questão 69

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

BLOOM, A. J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated $$CO_{2}$$ in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primeiramente pela redução de
A) amido.
B) frutose.
C) lipídeos.
D) celulose.
E) proteínas.

Solução:

Nitratos são o principal componente para a formação de proteínas, portanto essa é a qualidade nutricional que será reduzida primeiro.

Resposta: letra E.

Questão 70

Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.

FAPESP. DNA de mamute é revelado. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à
A) proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.
B) decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.
C) fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.
D) emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte.
E) transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos.

Solução:

A proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera vale também para o carbono que forma os tecidos do corpo. Quando um ser vivo morre, o carbono-14 começa a decair e virar carbono-12. Dessa forma podemos saber a quanto tempo o ser vivo morreu.

Resposta: letra A.

Questão 72

Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?
A) Filtração simples.
B) Destilação simples.
C) Extração por arraste.
D) Sublimação fracionada.
E) Decantação sólido-líquido.

Solução:

Quando o vapor passa pelas folhas, causa uma extração por arraste dos componentes responsáveis pela aromatização do ambiente.

Resposta: letra C.

Questão 74

Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de $$I_{A}$$, $$I_{B}$$, $$I_{C}$$, $$I_{D}$$ e $$I_{E}$$, respectivamente.

O técnico concluiu que as correntes que apresentam o mesmo valor são
A) $$I_{A} = I_{E}$$ e $$I_{C} = I_{D}$$.
B) $$I_{A} = I_{B} = I_{E}$$ e $$I_{C} = I_{D}$$.
C) $$I_{A} = I_{B}$$, apenas.
D) $$I_{A} = I_{B} = I_{E}$$, apenas.
E) $$I_{C} = I_{B}$$, apenas.

Solução:

Essa figura nos mostra um circuito em que as lâmpadas estão ligada em paralelo. Os pontos A e E estão na entrada e na saída do circuito, respectivamente, portanto $$I_{A} = I_{E}$$. Como as lâmpadas são idênticas, a mesma corrente flui em cada braço paralelo do circuito, portanto $$I_{C} = I_{D}$$. Como a corrente $$I_{B}$$ está entre duas lâmpadas, ela possui um valor diferente das outras.

Resposta: letra A.

Questão 76

Nucleófilos ($$Nu^{-}$$) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica ($$S_{N}$$), como mostrado no esquema:
\[R-X + Nu^{-} \longrightarrow R-Nu + X^{-}\,\,\,\,\,\,\,\,\,\, (R = grupo alquila e X = halog\hat{e} nio)\]
A reação de $$S_{N}$$ entre metóxido de sódio ($$Nu^{-} = CH_{3} O^{-}$$) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função
A) éter.
B) éster.
C) álcool.
D) haleto.
E) hidrocarboneto.

Solução:

Temos a seguinte reação química: \[CH_{3} Br + CH_{3} O^{-} \longrightarrow (CH_{3})_{2} O + Br^{-}\] O metoximetano resultante é da função éter.

Resposta: letra A.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia