Resolução – FATEC 2016 – Multidisciplinares

Questão 03

Nos primeiros Jogos Olímpicos, as provas de natação eram realizadas em águas abertas, passando a ser disputadas em piscinas olímpicas em 1908. Atualmente, os sensores instalados nas piscinas cronometram, com precisão, o tempo dos atletas em até centésimos de segundo. Uma das disputas mais acirradas é a prova masculina de 50 m em estilo livre. Observe o tempo dos três medalhistas dessa prova nos Jogos de Londres em 2012.

Considerando a velocidade média dos atletas, quando o vencedor completou a prova, a distância entre César Cielo e o ponto de chegada era de, aproximadamente,
(A) 0,49 cm
(B) 0,58 cm
(C) 0,58 m
(D) 4,90 m
(E) 5,80 m

Solução:

Primeiro, precisamos saber qual era a velocidade média de César Cielo: \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow v = \frac{50}{21,59} v = 2,32\, m/s\] O vencedor, Florent Manaudou, fez o percurso em 21,34 s, portanto quando ele chegou faltava 21,59 – 21,34 = 0,25 s para César Cielo chegar. Com sua velocidade, podemos calcular a que distância o nadador se encontrava da chegada. \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow 2,32 = \frac{\Delta S}{,025} \longrightarrow \Delta S = 0,58\, m\] Resposta: letra C.

Questão 06

Um dos esportes em que o Brasil tem chances de medalhas é a natação. Antes das competições, as piscinas precisam de um cuidado especial. Segundo especialistas da área, um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é com o ozônio, $$O_{3}$$, também conhecido como Oxigênio Ativo.
O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, que destrói os micro-organismos presentes na água 3.120 vezes mais rápido que o cloro. Além disso, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários.
Aplicado na desinfecção da água, o ozônio faz o papel de agente microbiológico e oxidante, eliminando as cloraminas, produto que resulta da reação do cloro, usado no tratamento de água, com as impurezas presentes na água. As cloraminas são as grandes vilãs das piscinas, pois agravam problemas alérgicos e respiratórios, causam ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo.
Sem causar os desconfortos ocasionados pelas cloraminas, o uso de ozônio também reduz os casos de otite (inflamação dos ouvidos).
<http://tinyurl.com/qjcw646> Acesso em: 21.08.2015. Adaptado.

Sobre o texto e as substâncias nele mencionadas, é correto afirmar que
(A) as cloraminas são mais indicadas no tratamento das piscinas.
(B) as cloraminas liberam oxigênio ativo na água das piscinas.
(C) o ozônio é isótopo radioativo do oxigênio.
(D) o ozônio é o grande vilão das piscinas.
(E) o ozônio é alótropo do oxigênio.

Solução:

(A) Falso. As cloraminas são formadas por reação de cloro com impurezas na água.

(B) Falso. O oxigênio ativo ou ozônio, é inserido na água para tratamento e não liberado pelas cloraminas.

(C) Falso. Isótopo é referente a elementos e não a moléculas.

(D) Falso. O ozônio é o produto mais indicado para o tratamento das piscinas.

(E) Verdadeiro. Alótropo é o termo utilizado para denominar duas substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento.

Resposta: letra E.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia