Física Fundação Getúlio Vargas

Resolução – FGV/Economia/SP (2018) – Física – 1ª fase (continuação 3)

Questões Anteriores


Questão

Estamos passando por uma fase de grande evolução tecnológica. O aperfeiçoamento das máquinas e motores é evidente e, dentro em breve, o motor térmico será considerado peça de museu. Considere, no entanto, um motor térmico que realiza um ciclo representado qualitativamente pelo gráfico da pressão (p) versus volume (V) da figura, em que sua frequência de giro é f.

Com esses dados, a potência efetiva desse motor será dada por
(A) $$Pot_{e} = f\cdot [(V_{2} – V_{1})+(V_{3} – V_{2})]\cdot (p_{2} – p_{1})$$
(B) $$Pot_{e} = f\cdot [(V_{2} – V_{1})+(V_{3} – V_{2})]\cdot (p_{2} – p_{1})/2$$
(C) $$Pot_{e} = 2\cdot f\cdot [(V_{2} – V_{1})+(V_{3} – V_{2})]\cdot (p_{2} – p_{1})$$
(D) $$Pot_{e} = [(V_{2} – V_{1})+(V_{3} – V_{2})]\cdot (p_{2} – p_{1})/f$$
(E) $$Pot_{e} = 2\cdot [(V_{2} – V_{1})+(V_{3} – V_{2})]\cdot (p_{2} – p_{1})/f$$

Solução:


Questão

São dados os índices de refração absolutos (n) dos seguintes meios ópticos: $$n_{ar} = 1,0$$, $$n_{\acute{a} gua} = 1,3$$, $$n_{vidro\, c} = 1,5$$, $$n_{vidro\, p} = 1,8$$. Um raio de luz monocromática foi emitido sobre um sistema óptico formado por 3 desses meios, obtendo-se a configuração seguinte. I e II são dióptros planos, que separam os meios A de B e B de C, respectivamente.

A possível, correta e respectiva relação entre os meios A, B e C é
(A) água, vidro p e ar.
(B) ar, vidro c e vidro p.
(C) água, vidro c e vidro p.
(D) vidro c, ar e água.
(E) ar, água e vidro p.

Solução:

Quando observamos a refração do meio A para o meio B, podemos ver que o raio se aproximou da normal, ou seja, o meio B é mais refringente que A, logo $$n_{B} > n_{A}$$. Observando a reflexão, ocorrida entre os meios B e C, podemos dizer também que o meio B é mais refringente que o meio C, logo $$n_{B} > n_{C}$$. Logo, a única sequência possível dentre as apresentadas é água, vidro p e ar.

Resposta: letra A.


Questão

As figuras 1 e 2 representam a mesma corda de um instrumento musical percutida pelo músico e vibrando em situação estacionária.

De uma figura para outra, não houve variação na tensão da corda. Assim, é correto afirmar que, da figura 1 para a figura 2, ocorreu
(A) um aumento na velocidade de propagação das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
(B) um aumento no período de vibração das ondas na corda, mas uma diminuição na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
(C) uma diminuição na frequência de vibração das ondas formadas na corda, sendo mantida a frequência de vibração do som emitido pelo instrumento.
(D) uma diminuição no período de vibração das ondas formadas na corda e também na velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.
(E) um aumento na frequência de vibração das ondas formadas na corda, sendo mantida a velocidade de propagação do som emitido pelo instrumento.

Solução:


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães