Fuvest Química

Resolução – FUVEST 2015 – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 4)

Questões Anteriores

Questão 68

O desenvolvimento de teorias científicas, geralmente, tem forte relação com contextos políticos, econômicos, sociais e culturais mais amplos. A evolução dos conceitos básicos da Termodinâmica ocorre, principalmente, no contexto
a) da Idade Média.
b) das grandes navegações.
c) da Revolução Industrial.
d) do período entre as duas grandes guerras mundiais.
e) da Segunda Guerra Mundial.

Solução:

A Revolução Industrial foi o período do surgimento das máquinas à vapor, cujo funcionamento é regido pelos conceitos da termodinâmica.

Resposta: letra C.

Questão 69

Quando começaram a ser produzidos em larga escala, em meados do século XX, objetos de plástico eram considerados substitutos de qualidade inferior para objetos feitos de outros materiais. Com o tempo, essa concepção mudou bastante. Por exemplo, canecas eram feitas de folha de flandres, uma liga metálica, mas, hoje, também são feitas de louça ou de plástico. Esses materiais podem apresentar vantagens e desvantagens para sua utilização em canecas, como as listadas a seguir:

I. ter boa resistência a impactos, mas não poder ser levado diretamente ao fogo;
II. poder ser levado diretamente ao fogo, mas estar sujeito a corrosão;
III. apresentar pouca reatividade química, mas ter pouca resistência a impactos.

Os materiais utilizados na confecção de canecas os quais apresentam as propriedades I, II e III são, respectivamente,
a) metal, plástico, louça.
b) metal, louça, plástico.
c) louça, metal, plástico.
d) plástico, louça, metal.
e) plástico, metal, louça.

Solução:

Para os três materiais (metal, plástico e louça) vamos avaliar as três características apresentadas: resistência a impactos, resistência ao fogo e reatividade química (sujeito ou não a corrosão).

  1. metal (o mesmo metal de uma latinha de refrigerante): possui resistência ao fogo, pois não derrete em contato com ele; está sujeito à corrosão, como qualquer metal; possui relativa resistência a impactos.
  2. plástico: derrete no fogo, então não possui resistência ao fogo; possui baixa reatividade química, portanto é resistente à corrosão; é difícil de quebrar, portanto é resistente a impactos.
  3. louça: possui resistência ao fogo, pois não derrete em contato com ele; possui baixa reatividade química, portanto é resistente à corrosão; é muito fácil de quebrar, portanto não tem resistência a impactos.

Resposta: letra E.

Questão 70

Cinco cremes dentais de diferentes marcas têm os mesmos componentes em suas formulações, diferindo, apenas, na porcentagem de água contida em cada um. A tabela a seguir apresenta massas e respectivos volumes (medidos a 25°C) desses cremes dentais.

Supondo que a densidade desses cremes dentais varie apenas em função da porcentagem de água, em massa, contida em cada um, pode-se dizer que a marca que apresenta maior porcentagem de água em sua composição é
a) A.
b) B.
c) C.
d) D.
e) E.

Dado: densidade da água (a 25°C) = 1,0 g/mL.

Solução:

Primeiro precisamos calcular a densidade de cada creme dental.

\[d_{A} = \frac{30}{20} = 1,5\, g/mL\]

\[d_{B} = \frac{60}{42} = 1,43\, g/mL\]

\[d_{C} = \frac{90}{75} = 1,2\, g/mL\]

\[d_{D} = \frac{120}{80} = 1,5\, g/mL\]

\[d_{E} = \frac{180}{120} = 1,5\, g/mL\]

Quanto mais próxima a densidade do creme dental estiver da densidade da água, maior a porcentagem de água no creme dental.

Resposta: letra C.

Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia