Resolução – FUVEST 2015 – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 5)

Questões Anteriores

Questão 71

Considere as figuras a seguir, em que cada esfera representa um átomo.

As figuras mais adequadas para representar, respectivamente, uma mistura de compostos moleculares e uma amostra da substância nitrogênio são
a) III e II.
b) IV e III.
c) IV e I.
d) V e II.
e) V e I.

Solução:

Uma mistura de substâncias indica que as duas estão juntas, mas não estão reagindo entre si, portanto a figura V é a que pode melhor identificar uma mistura, contendo moléculas de formas diferentes que não estão ligadas entre si.

A substância nitrogênio é representada por $$N_{2}$$. A figura que mostra moléculas com dois átomos iguais ligados entre si é a figura I.

Resposta: letra E.

Questão 72

A Gruta do Lago Azul (MS), uma caverna composta por um lago e várias salas, em que se encontram espeleotemas de origem carbonática (estalactites e estalagmites), é uma importante atração turística. O número de visitantes, entretanto, é controlado, não ultrapassando 300 por dia. Um estudante, ao tentar explicar tal restrição, levantou as seguintes hipóteses:

I. Os detritos deixados indevidamente pelos visitantes se decompõem, liberando metano, que pode oxidar os espeleotemas.
II. O aumento da concentração de gás carbônico que é liberado na respiração dos visitantes, e que interage com a água do ambiente, pode provocar a dissolução progressiva dos espeleotemas.
III. A concentração de oxigênio no ar diminui nos períodos de visita, e essa diminuição seria compensada pela liberação de $$O_{2}$$ pelos espeleotemas.

O controle do número de visitantes, do ponto de vista da Química, é explicado por
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

Solução:

A equação da dissolução dos espeleotemas é \[CaCO_{3}\, (s) + CO_{2}\, (aq) + H_{2} O\, (l) \rightleftharpoons Ca^{2+}\, (aq) + 2\, HCO_{3}^{-}\, (aq)\] A única explicação para limitar as visitas é que o aumento da concentração de $$CO_{2}$$ no ar favorece a dissolução do carbonato de cálcio.

Resposta: letra B.

Questão 73

O eugenol, extraído de plantas, pode ser transformado em seu isômero isoeugenol, muito utilizado na indústria de perfumes. A transformação pode ser feita em solução alcoólica de KOH.

Foram feitos três experimentos de isomerização, à mesma temperatura, empregando-se massas iguais de eugenol e volumes iguais de soluções alcoólicas de KOH de diferentes concentrações. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de conversão do eugenol em isoeugenol em função do tempo, para cada experimento.

Analisando-se o gráfico, pode-se concluir corretamente que
a) a isomerização de eugenol em isoeugenol é exotérmica.
b) o aumento da concentração de KOH provoca o aumento da velocidade da reação de isomerização.
c) o aumento da concentração de KOH provoca a decomposição do isoeugenol.
d) a massa de isoeugenol na solução, duas horas após o início da reação, era maior do que a de eugenol em dois dos experimentos realizados.
e) a conversão de eugenol em isoeugenol, três horas após o início da reação, era superior a 50% nos três experimentos.

Solução:

Podemos ver, pelo gráfico, que quanto maior a concentração de KOH, maior a velocidade da reação.

Resposta: letra B.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia