Resolução – FUVEST 2015 – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 7)

Questões Anteriores

Questão 77

Uma estudante de Química realizou o seguinte experimento: pesou um tubo de ensaio vazio, colocou nele um pouco de $$NaHCO_{3}\, (s)$$ e pesou novamente. Em seguida, adicionou ao tubo de ensaio excesso de solução aquosa de HCl, o que provocou a reação química representada por
\[NaHCO_{3}\, (s) + HCl\, (aq) \longrightarrow NaCl\, (aq) + CO_{2}\, (g) + H_{2} O\, (l)\]
Após a reação ter-se completado, a estudante aqueceu o sistema cuidadosamente, até que restasse apenas um sólido seco no tubo de ensaio. Deixou o sistema resfriar até a temperatura ambiente e o pesou novamente. A estudante anotou os resultados desse experimento em seu caderno, juntamente com dados obtidos consultando um manual de Química:

A estudante desejava determinar a massa de

I. HCl que não reagiu;
II. NaCl que se formou;
III. $$CO_{2}$$ que se formou.

Considerando as anotações feitas pela estudante, é possível determinar a massa de
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Solução:

I. Não é possível determinar, pois pode-se calcular a quantidade que reagiu, mas não se sabe a quantidade que foi colocada, portanto não é possível saber quanto não reagiu.

II. É possível calcular, pois sabemos que como tinha HCl sobrando, todo o $$NaHCO_{3}$$ reagiu e temos a massa inicial desse composto. A partir dele, é possível calcular a massa de NaCl que se formou.

III. É possível calcular, da mesma forma que podemos calcular o NaCl.

Resposta: letra D.

Questão 78

Soluções aquosas de ácido clorídrico, HCl (aq), e de ácido acético, $$H_{3} CCOOH$$ (aq), ambas de concentração 0,10 mol/L, apresentam valores de pH iguais a 1,0 e 2,9, respectivamente. Em experimentos separados, volumes iguais de cada uma dessas soluções foram titulados com uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH (aq), de concentração adequada. Nessas titulações, a solução de NaOH foi adicionada lentamente ao recipiente contendo a solução ácida, até reação completa. Sejam $$V_{1}$$ o volume da solução de NaOH para reação completa com a solução de HCl e $$V_{2}$$ o volume da solução de NaOH para reação completa com a solução de $$H_{3} CCOOH$$. A relação entre $$V_{1}$$ e $$V_{2}$$ é
a) $$V_{1} = 10^{-3,9} V_{2}$$
b) $$V_{1} = (1,0/2,9) V_{2}$$
c) $$V_{1} = V_{2}$
d) $$V_{1} = 2,9 V_{2}$$
e) $$V_{1} = 10^{1,9} V_{2}$$

Solução:

Sabemos que a concentração ($$c_{a}$$) dos dois ácidos são iguais e que seus volumes (V_{a}) também são. Sabemos também que a relação em mols desses ácidos com a base apresentada é de 1:1, ou seja, é necessária a mesma quantidade de mols do ácido e da base para que haja uma reação completa. Vamos chamar a concentração da base de $$c_{b}$$. Portanto temos

\[NaOH + HCl \longrightarrow NaCl + H_{2} O\]

\[c_{b}\cdot V_{1} = c_{a}\cdot V_{a}\]

\[NaOH + H_{3} CCOOH \longrightarrow H_{3} CCOONa + H_{2} O\]

\[c_{b}\cdot V_{2} = c_{a}\cdot V_{a}\]

Igualando as duas equações, temos

\[c_{b}\cdot V_{1} = c_{b}\cdot V_{2} \longrightarrow V_{1} = V_{2}\]

Resposta: letra C.

Questão 79

Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”. Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
a) decomposição gradativa de restos de peixes e caça e deposição da fuligem gerada pela queima de madeira, empregada no cozimento de alimentos.
b) decomposição microbiana de afloramentos de petróleo, seguida pela combustão completa dos produtos dessa decomposição.
c) reação dos carbonatos e fosfatos, existentes na vegetação morta, com chuvas que apresentam pH menor do que 4 (chuva ácida).
d) oxidação, durante a respiração noturna, do carbono contido nos vegetais da floresta amazônica.
e) decomposição térmica de calcário, produzindo óxido de cálcio e carvão.

Solução:

A opção mais plausível neste caso é a decomposição de peixes e caça e a deposição de fuligem, pois a terra preta é encontrada associada a vestígios de comunidades indígenas, como presença de cerâmicas quebradas. Além do mias, nenhuma outra reação apresentada nas outras alternativas resulta em carvão, mas sim em gás carbônico.

Resposta: letra A.

Questão 80

A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência. Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano.

Considere as seguintes afirmações:

I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores.
II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo.
III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência.

É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I e III.

Solução:

I. Verdadeira. Impulsos nervosos são normalmente transmitidos através de neurotransmissores.

II. Falsa. A sudorese é um recurso do organismo que serve exatamente para diminuir a temperatura corporal, e não aumentá-la.

III. Falsa. Contradiz a primeira alternativa.

Resposta: letra A.

Comentários

plenussapientia