Resolução – UERJ 2017 (1º Exame de Qualificação) – Ciências da Natureza (continuação)

Questões Anteriores

Questão 37

Na análise de uma amostra da água de um reservatório, verificou-se a presença de dois contaminantes, nas seguintes concentrações:

Em análises químicas, o carbono orgânico total é uma grandeza que expressa a concentração de carbono de origem orgânica em uma amostra. Assim, com base nos dados da tabela, a concentração de carbono orgânico total na amostra de água examinada, em mg/L, é igual a:
(A) 0,16
(B) 0,36
(C) 0,52
(D) 0,72
Solução:
A fórmula do benzeno é $$C_{6} H_{6}$$, isso quer dizer que temos $$12\cdot 6 + 1\cdot 6 = 78\, g/mol$$. A porcentagem de massa de carbono no benzeno é $$72/78 = 0,92$$.
A fórmula do metanal é $$CH_{2} O$$, isso quer dizer que temos $$12 + 1\cdot 2 + 16 = 30\, g/mol$$. A porcentagem de massa de carbono no metanal é $$12/30 = 0,4$$.
Agora podemos calcular a massa e carbono de cada amostra e então é só somar. \[0,92\cdot 0,39 + 0,4\cdot 0,4 = 0,52\, mg/L\] Resposta: letra C.

Questão 38

Em um exame clínico, monitorou-se a concentração de um hormônio no sangue de um paciente, das 14 h de um dia às 10 h do dia seguinte. Os resultados do monitoramento, organizados em períodos de quatro horas, estão apresentados no gráfico abaixo.

A maior taxa de produção do hormônio, em $$mol\cdot mL^{-1}\cdot h^{-1}$$, verificada em um dos cinco períodos do exame, corresponde a:
(A) $$1,0\cdot 10^{-10}$$
(B) $$2,0\cdot 10^{-10}$$
(C) $$4,0\cdot 10^{-10}$$
(D) $$5,0\cdot 10^{-10}$$
Solução:
A taxa é a inclinação da reta no gráfico. Quanto maior a taxa, maior a inclinação da reta. Como queremos produção, precisamos considerar as retas que crescem. Observando o gráfico, vemos que a maior inclinação crescente é a do trecho III. Agora é só calcular a taxa: \[i = \frac{(3,1\cdot 10^{-9} – 1,1\cdot 10^{-9})}{4} \longrightarrow i = 5\cdot 10^{-10}\] Resposta: letra D.

Questão 40

Em avaliações físicas, é comum a análise conjunta de duas variáveis:
1) débito cardíaco: volume de sangue que o coração é capaz de bombear em determinado período de tempo;
2) frequência cardíaca: número de batimentos do coração nesse mesmo período de tempo.
Em geral, atletas apresentam elevado débito cardíaco, ou seja, o coração bombeia um volume maior de sangue com menos batimentos, se comparado a um indivíduo sedentário. Admita que quatro homens não fumantes, sem diagnóstico de patologia cardíaca, com mesmo peso corporal e idade, foram submetidos à corrida em uma mesma esteira. Durante esse processo, foi registrado o débito cardíaco de cada um, obtendo-se os resultados indicados no gráfico.

De acordo com os resultados apresentados, a curva que representa o indivíduo com maior frequência cardíaca é:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
Solução:
Segundo o texto, uma pessoa sedentária terá uma frequência cardíaca maior para um menor débito cardíaco. Portanto, o número IV é a pessoa que ten maior frequência cardíaca.
Resposta: letra D.

Questão 41

Duas carretas idênticas, A e B, trafegam com velocidade de 50 km/h e 70 km/h, respectivamente. Admita que as massas dos motoristas e dos combustíveis são desprezíveis e que $$E_{A}$$ é a energia cinética da carreta A e $$E_{B}$$ a da carreta B. A razão $$\frac{E_{A}}{E_{B}}$$ equivale a:
(A) $$\frac{5}{7}$$
(B) $$\frac{8}{14}$$
(C) $$\frac{25}{49}$$
(D) $$\frac{30}{28}$$
Solução:
Aqui só precisamos escrever a energia cinética de cada carreta e dividir uma pela outra. Como as carretas são idênticas, $$m_{A} = m_{B}$$. \[\frac{E_{A}}{E_{B}} = \frac{\frac{m_{A}\cdot v_{A} ^{2}}{2}}{\frac{m_{B}\cdot v_{b} ^{2}}{2}} \longrightarrow \frac{E_{A}}{E_{B}} = \frac{50^{2}}{70^{2}} \longrightarrow \frac{E_{A}}{E_{B}} = \frac{25}{49}\] Resposta: letra C.

Questão 42

Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre. Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:
(A) circulação aberta
(B) respiração traqueal
(C) fecundação externa
(D) digestão extracorpórea

Solução:

A medida que a respiração depende menos da pele úmida e mais de outros instrumentos, como a traqueia, esses animais podem se afastar mais da água e tomar outros espaços.

Resposta: letra B.

Questão 43

Um sistema é constituído por seis moedas idênticas fixadas sobre uma régua de massa desprezível que está apoiada na superfície horizontal de uma mesa, conforme ilustrado abaixo. Observe que, na régua, estão marcados pontos equidistantes, numerados de 0 a 6.

Ao se deslocar a régua da esquerda para a direita, o sistema permanecerá em equilíbrio na horizontal até que determinado ponto da régua atinja a extremidade da mesa. De acordo com a ilustração, esse ponto está representado pelo seguinte número:
(A) 4
(B) 3
(C) 2
(D) 1
Solução:
No exercício precisamos utilizar o momento para calcular uma relação entre as distâncias. Observe a figura abaixo:

Temos que A é o ponto onde se aplica o momento. X e Y são as distâncias das pilhas de moedas até esse ponto. Como temos uma pilha de 5 moedas e uma de uma moeda, os pesos serão 5P e P, respectivamente. Agora é só calcular. \[5P\cdot X = P\cdot Y \longrightarrow Y = 5X\] Descobrimos que a distância Y deve ser 5 vezes maior que a distância X. Como só temos 6 marcas na régua, só há uma possibilidade: o ponto A está sobre a marca 1 da régua.

Resposta: letra D.

Questão 44

As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada:
(A) núcleo
(B) centríolo
(C) lisossoma
(D) mitocôndria
Solução:
Para que os músculos sejam utilizados com intensidade, é necessário que se produza mais energia, portanto exige-se que a presença de mitocôndrias seja superior nesses músculos comparados a outros músculos do corpo.
Resposta: letra D.

 

Comentários

plenussapientia