Resolução – UERJ 2017 (1º Exame de Qualificação) – Ciências da Natureza

Utilize as informações a seguir para responder às questões de números 30, 31 e 32.
O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados.

Questão 30

O metal que apresenta as características químicas descritas no texto é denominado:
(A) ferro
(B) zinco
(C) sódio
(D) níquel
Solução:
Olhando para a tabela periódica, o metal do grupo 8 que possui menor número atômico, portanto menor raio atômico, é o Ferro.
Resposta: letra A.

Questão 31

Loja iPlace
A água do mar em Abrolhos se tornaria turva, se a lama atingisse o arquipélago. A turbidez da água interfere diretamente no seguinte processo biológico realizado nos recifes de coral:
(A) fotossíntese
(B) eutrofização
(C) bioacumulação
(D) tamponamento
Solução:
A turbidez da água impede que os raios de sol entrem e atinjam os corais, prejudicando diretamente a fotossíntese.
Resposta: letra A.

Questão 32

Com base nas informações apresentadas no texto, a velocidade média de deslocamento da lama, do local onde ocorreu o rompimento da barragem até atingir o mar, em km/h, corresponde a:
(A) 1,6
(B) 2,1
(C) 3,8
(D) 4,6
Solução:
Nós temos a distância de 600 km e o tempo de 16 dias x 24 horas/dia. Logo \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow v = \frac{600}{16\cdot 24} \longrightarrow v = 1,6\, km/h\] Resposta: letra A.

Questão 34

Loja iPlace
Analise o gráfico a seguir, que indica a variação da capacidade térmica de um material (C) em função da temperatura ($$\Theta$$).

A quantidade de calor absorvida pelo material até a temperatura de 50°C, em calorias, é igual a:
(A) 500
(B) 1500
(C) 2 000
(D) 2 200
Solução:
A quantidade de calor pode ser obtida pela área do gráfico, pois $$Q = C\cdot \Delta\Theta = \frac{cal}{^{0} C}\cdot ^{0} C = cal$$, ou seja, a unidade de medida de calor. \[Q = (40 + 20)\cdot\frac{50}{2} \longrightarrow Q = 1500\, cal\] Resposta: letra B.
Utilize as informações a seguir para responder às questões de números 35 e 36.
A aplicação de campo elétrico entre dois eletrodos é um recurso eficaz para separação de compostos iônicos. Sob o efeito do campo elétrico, os íons são atraídos para os eletrodos de carga oposta.

Questão 35

Considere o processo de dissolução de sulfato ferroso em água, no qual ocorre a dissociação desse sal. Após esse processo, ao se aplicar um campo elétrico, o seguinte íon salino irá migrar no sentido do polo positivo:
(A) $$Fe^{3+}$$
(B) $$Fe^{2+}$$
(C) $$SO_{4} ^{2-}$$
(D) $$SO_{3} ^{2-}$$
Solução:
O íon atraído para o polo positivo será o íon negativo. Como é um sulfato, será o $$SO_{4} ^{2-}$$.
Resposta: letra C.

Questão 36

Admita que a distância entre os eletrodos de um campo elétrico é de 20 cm e que a diferença de potencial efetiva aplicada ao circuito é de 6 V. Nesse caso, a intensidade do campo elétrico, em V/m, equivale a:
(A) 40
(B) 30
(C) 20
(D) 10
Solução:

 

 

 
Pela unidade de medida do campo elétrico, para encontrá-lo basta dividir a diferença de potencial pela distância entre os eletrodos. \[E = \frac{6}{20\cdot 10^{-2}} \longrightarrow E = 30\, V\]
Resposta: letra B.

Próximas Questões

Comentários

plenussapientia