Resolução – UERJ 2017 – 2º EQ – Química

Utilize as informações a seguir para responder às questões de números 30 e 31.

Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 20 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento, esse peixe se desloca em direção à superfície; ao atingi-la, sua bexiga natatória encontra-se preenchida por 112 mL de oxigênio molecular.

Questão 30

O deslocamento vertical do peixe, para cima, ocorre por conta da variação do seguinte fator:
(A) densidade
(B) viscosidade
(C) resistividade
(D) osmolaridade

Solução:

Com a bexiga natatória cheia de ar, o peixe altera sua densidade, tornando-se mais “leve” que a água, por isso sobe.

Resposta: letra A.

Questão 31

Considere que o oxigênio molecular se comporta como gás ideal, em condições normais de temperatura e pressão. Quando o peixe atinge a superfície, a massa de oxigênio molecular na bexiga natatória, em miligramas, é igual a:
(A) 80
(B) 120
(C) 160
(D) 240

Solução:

Temos a seguinte informação no final da prova: volume molar dos gases ideais nas CNTP = 22,4 L/mol. Portanto basta fazer uma regra de três para descobrir  quantos mols de oxigênio equivalem a 112 mL.

22.400 mL ———- 1 mol

112 mL ———- x

x = 0,005 mol

Sabemos que o elemento oxigênio possui uma massa de 16 g/mol, portanto sua molécula, $$O_{2}$$, possui uma massa de 32 g/mol. Agora basta fazer outra regra de três para descobrir a massa de oxigênio dentro da bexiga natatória do peixe.

1 mol ———- 32 g

0,005 mol ———- m

m = 0,16 g = 160 mg

Resposta: letra C.

Questão 34

Em determinadas condições, a toxina presente na carambola, chamada caramboxina, é convertida em uma molécula X sem atividade biológica, conforme representado abaixo.

Nesse caso, dois grupamentos químicos presentes na caramboxina reagem formando um novo grupamento. A função orgânica desse novo grupamento químico é denominada:
(A) éster
(B) fenol
(C) amida
(D) cetona

Solução:

A função orgânica formada é a que contém o grupo NH e recebe o nome de Amida.

Resposta: letra C.

Questão 38

Game_336x280

Recentemente, quatro novos elementos químicos foram incorporados à tabela de classificação periódica, sendo representados pelos símbolos Uut, Uup, Uus e Uuo. Dentre esses elementos, aquele que apresenta maior energia de ionização é:
(A) Uut
(B) Uup
(C) Uus
(D) Uuo

Solução:

Devemos observar a tabela periódica: a energia de ionização dos elementos aumenta da esquerda para a direita, portanto o último elemento que aparece na tabela dentre esses quatro é o Uuo.

Resposta: letra D.

Questão 41

Durante a Segunda Guerra Mundial, um cientista dissolveu duas medalhas de ouro para evitar que fossem confiscadas pelo exército nazista. Posteriormente, o ouro foi recuperado e as medalhas novamente confeccionadas. As equações balanceadas a seguir representam os processos de dissolução e de recuperação das medalhas.

Admita que foram consumidos 252 g de $$HNO_{3}$$ para a completa dissolução das medalhas. Nesse caso, a massa, de $$NaHSO_{3}$$, em gramas, necessária para a recuperação de todo o ouro corresponde a:
(A) 104
(B) 126
(C) 208
(D) 252

Solução:

Primeiro precisamos calcular a massa molar da molécula $$HNO_{3}$$: $$1 + 14 + 3\cdot 16 = 63\, g/mol$$. Temos então

63 g ———- 1 mol

252 g ———- x

x = 4 mols

Agora precisamos utilizar uma molécula que esteja nas duas equações para relacionar as quantidades. Vamos utilizar $$HAuCl$$.

Na primeira equação temos 3 mols de $$HNO_{3}$$ para 1 mol de $$HAuCl$$. Como precisamos de 4 mols de $$HNO_{3}$$ para dissolver completamente o ouro

3 $$HNO_{3}$$ ———- 1 $$HAuCl$$

4 $$HNO_{3}$$ ———- y

$$y = \frac{4}{3}\, HAuCl$$

Na segunda equação vemos que 2 mols de $$HAuCl$$ reagem com 3 mols de $$NaHSO_{3}$$. Como temos $$\frac{4}{3}$$ mols de $$HAuCl$$, então

2 $$HAuCl$$ ———- 3 $$NaHSO_{3}$$

$$\frac{4}{3} HAuCl$$ ———- z

$$z = 2\, NaHSO_{3}$$

Agora que sabemos quantos mols são gastos de $$NaHSO_{3}$$, precisamos descobrir sua massa molar: $$23 + 1 + 32 + 3\cdot 16 = 104\, g/mol$$. Agora basta uma regra de três:

104 g ———- 1 mol

m ———- 2 mols

m = 208 g

Resposta: letra C.

 

Comentários

Loading...