Física Química Uerj

Resolução – UERJ 2019 – 1° Exame de Qualificação – Ciências da Natureza (continuação 1)

Questões Anteriores


Questão 40

Recentemente, cientistas conseguiram produzir hidrogênio metálico, comprimindo hidrogênio molecular sob elevada pressão. As propriedades metálicas desse elemento são as mesmas dos demais elementos do grupo 1 da tabela de classificação periódica. Essa semelhança está relacionada com o subnível mais energético desses elementos, que corresponde a:
(A) $$ns^{1}$$
(B) $$np^{2}$$
(C) $$nd^{3}$$
(D) $$nf^{4}$$

Solução:

A semelhança entre os elementos do grupo 1 da tabela periódica é possuir um elétron no subnível mais energético, sendo este o subnível s.

Resposta: letra A.


Questão 41

Em uma mesa de sinuca, as bolas A e B, ambas com massa igual a 140 g, deslocam-se com velocidades $$V_{A}$$ e $$V_{B}$$, na mesma direção e sentido. O gráfico abaixo representa essas velocidades ao longo do tempo.

Após uma colisão entre as bolas, a quantidade de movimento total, em kg.m/s, é igual a:
(A) 0,56
(B) 0,84
(C) 1,60
(D) 2,24

Solução:

O enunciado não nos diz nada sobre a colisão, então não podemos calcular a velocidade das bolas depois da colisão. Mas como a quantidade de movimento se conserva, $$Q_{i} = Q_{f}$$ Então podemos calcular a quantidade de movimento inicial, que será igual à quantidade de movimento final. \[Q_{i} = m_{A}\cdot V_{A} + m_{B}\cdot V_{B} \longrightarrow Q_{i} = 0,14\cdot 10 + 0,14\cdot 6 \longrightarrow Q_{i} = 2,24\, kg.m/s\] Resposta: letra D.


Questão 43

No tratamento dos sintomas da acidez estomacal, emprega-se o hidróxido de alumínio, que neutraliza o excesso do ácido clorídrico produzido no estômago. Na neutralização total, a quantidade de mols de ácido clorídrico que reage com um mol de hidróxido de alumínio para formação do sal neutro corresponde a:
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 6

Solução:

Nesta questão precisamos montar a reação de neutralização apresentada no enunciado. \[Al(OH)_{3} + 3HCl \longrightarrow AlCl_{3} +3H_{2} O\] Podemos observar da estequiometria da reação que para 1 mol de hidróxido de alumínio, é preciso 3 mols de ácido clorídrico.

Resposta: letra B


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães