Física Química Uerj

Resolução – UERJ 2019 – 1° Exame de Qualificação – Ciências da Natureza

UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 36 E 37.

Novas tecnologias de embalagens visam a aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzindo sua deterioração e mantendo a qualidade do produto comercializado. Essas embalagens podem ser classificadas em Embalagens de Atmosfera Modificada Tradicionais (MAP) e Embalagens de Atmosfera Modificada em Equilíbrio (EMAP). As MAP são embalagens fechadas que podem utilizar em seu interior tanto gases como He, Ne, Ar e Kr, quanto composições de $$CO_{2}$$ e $$O_{2}$$ em proporções adequadas. As EMAP também podem utilizar uma atmosfera modificada formada por $$CO_{2}$$ e $$O_{2}$$ e apresentam microperfurações na sua superfície, conforme ilustrado abaixo.

Questão 36

Dentre os gases citados no texto, aquele que corresponde a uma substância composta é simbolizado por :
(A) Kr
(B) $$O_{2}$$
(C) He
(D) $$CO_{2}$$

Solução:

Substância composta é aquela formada por dois ou mais elementos diferentes. Dentre os gases apresentados no texto, o único que apresenta elementos diferentes em sua fórmula é o gás carbônico ($$CO_{2}$$), formado por carbono e oxigênio.


Questão 37

Admita que, imediatamente após a colocação do gás argônio em uma embalagem específica, esse gás assume o comportamento de um gás ideal e apresenta as seguintes características:

Nessas condições, o volume, em mililitros, ocupado pelo gás na embalagem é:
(A) 96
(B) 85
(C) 77
(D) 64

Solução:

Aqui vamos utilizar a equação geral dos gases: $$P\cdot V = n\cdot R\cdot T$$. Para isso, temos que transformar a quantidade de massa do gás em quantidade de mols. Os valores de massa molar do argônio e o valor da constante universal dos gases (R) são dados na prova.

40 g ———- 1 mol

0,16 g ———- n

$$n = 4\cdot 10^{-3}\, mol$$

Agora podemos utilizar a equação \[P\cdot V = n\cdot R\cdot T \longrightarrow 1\cdot V = 4\cdot 10^{-3}\cdot 0,08\cdot 300 \longrightarrow V = 96\cdot 10^{-3}\, L = 96\, mL\] Resposta: letra A.


Questão 39

Em um equipamento industrial, duas engrenagens, A e B, giram 100 vezes por segundo e 6000 vezes por minuto, respectivamente. O período da engrenagem A equivale a $$T_{A}$$ e o da engrenagem B, a $$T_{B}$$. A razão $$\frac{T_{A}}{T_{B}}$$ é igual a:
(A) $$\frac{1}{6}$$
(B) $$\frac{3}{5}$$
(C) 1
(D) 6

Solução:


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães