Química Uerj

Resolução – UERJ 2019 – 2° Exame de Qualificação – Química

Questão

A lactose é hidrolisada no leite “sem lactose”, formando dois carboidratos, conforme a equação química:

lactose + água → glicose + galactose

Se apenas os carboidratos forem considerados, o valor calórico de 1 litro tanto do leite integral quanto do leite “sem lactose” é igual a -90 kcal, que corresponde à entalpia-padrão de combustão de 1 mol de lactose. Assumindo que as entalpias-padrão de combustão da glicose e da galactose são iguais, a entalpia de combustão da glicose, em kcal/mol, é igual a:
(A) -45
(B) -60
(C) -120
(D) -180

Solução:

Como a entalpia de combustão da glicose e da galactose são iguais, cada uma equivale à metade do valor da entalpia de combustão da lactose, portanto -45 kcal.

Resposta: letra A.


Questão

Considere as informações a seguir sobre a perfluorodecalina, substância utilizada no preparo de sangue artificial.

Sua fórmula molecular é representada por:
(A) $$C_{25} F_{45}$$
(B) $$C_{20} F_{36}$$
(C) $$C_{15} F_{27}$$
(D) $$C_{10} F_{18}$$

Solução:

Primeiro precisamos calcular a massa molar da fórmula mínima:

$$m_{C_{5} F_{9}} = 5\cdot m_{C} + 9\cdot m_{F} \longrightarrow m_{C_{5} F_{9}} = 5\cdot 12 + 9\cdot 19 \longrightarrow m_{C_{5} F_{9}} = 231\, g/mol$$

Podemos perceber que a massa molar da perfluorodecalina é o dobro da massa molar da fórmula mínima, portanto a fórmula da perfluorodecalina é também o dobro da fórmula mínima, ou seja, $$C_{10} F_{18}$$.

Resposta: letra D.


Questão

O acúmulo do ácido 3-metilbutanoico no organismo humano pode gerar transtornos à saúde. A fórmula estrutural desse ácido é representada por:

Solução:

O número 3 refere-se à posição da ramificação metil ($$CH_{3}$$), que se encontra no 3º carbono da cadeia principal. Nesse caso, a contagem deve começar pelo carbono que contém a função. Por ser uma substância ácida, faz-se necessária a presença da função ácido carboxílico (COOH).

Resposta: letra D.


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães