Resolução – UNESP 2017 – Meio do Ano – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 5)

Questão 78

Observe o poema visual de E. M. de Melo e Castro.

Suponha que o poema representa as posições de um pêndulo simples em movimento, dadas pelas sequências de letras iguais. Na linha em que está escrita a palavra pêndulo, indicada pelo traço vermelho, cada letra corresponde a uma localização da massa do pêndulo durante a oscilação, e a letra P indica a posição mais baixa do movimento, tomada como ponto de referência da energia potencial. Considerando as letras da linha da palavra pêndulo, é correto afirmar que
(A) a energia cinética do pêndulo é máxima em P.
(B) a energia potencial do pêndulo é maior em Ê que em D.
(C) a energia cinética do pêndulo é maior em L que em N.
(D) a energia cinética do pêndulo é máxima em O.
(E) a energia potencial do pêndulo é máxima em P.

Solução:

Como o ponto P é a referência de energia potencial, significa que a energia potencial nesse ponto é zero. Portanto a energia cinética do pêndulo no ponto P é máxima.

Resposta: letra A.

Questão 79

Loading...

No sistema auditivo humano, as ondas sonoras são captadas pela membrana timpânica, que as transmite para um sistema de alavancas formado por três ossos (martelo, bigorna e estribo). Esse sistema transporta as ondas até a membrana da janela oval, de onde são transferidas para o interior da cóclea. Para melhorar a eficiência desse processo, o sistema de alavancas aumenta a intensidade da força aplicada, o que, somado à diferença entre as áreas das janelas timpânica e oval, resulta em elevação do valor da pressão.

Considere que a força aplicada pelo estribo sobre a janela oval seja 1,5 vezes maior do que a aplicada pela membrana timpânica sobre o martelo e que as áreas da membrana timpânica e da janela oval sejam 42,0 mm² e 3,0 mm², respectivamente. Quando uma onda sonora exerce sobre a membrana timpânica uma pressão de valor $$P_{T}$$, a correspondente pressão exercida sobre a janela oval vale
(A) $$42\, P_{T}$$
(B) $$14\, P_{T}$$
(C) $$63\, P_{T}$$
(D) $$21\, P_{T}$$
(E) $$7\, P_{T}$$

Solução:

O enunciado nos diz que $$F_{O} = 1,5\, F_{T}$$. Para comparar as duas pressões, precisamos primeiro calcular cada uma delas separadamente.

Pressão na membrana timpânica: $$P_{T} = \frac{F_{T}}{A_{T}} \longrightarrow P_{T} = \frac{F_{T}}{42}$$

Pressão na membrana oval: $$P_{O} = \frac{F_{O}}{A_{O}} \longrightarrow P_{O} = \frac{1,5\, F_{T}}{3}$$

\[\frac{P_{O}}{P_{T}} = \frac{1,5\, F_{T}}{3}\frac{42}{F_{T}} \longrightarrow P_{O} = 21\, P_{T}\]

Resposta: letra D.

Questão 80

No centro de uma placa de madeira, há um orifício no qual está encaixada uma lente delgada convergente de distância focal igual a 30 cm. Esta placa é colocada na vertical e um objeto luminoso é colocado frontalmente à lente, à distância de 40 cm. No lado oposto, um espelho plano, também vertical e paralelo à placa de madeira, é disposto de modo a refletir a imagem nítida do objeto sobre a placa de madeira. A figura ilustra a montagem.

Nessa situação, o espelho plano se encontra em relação à placa de madeira a uma distância de
(A) 70 cm.
(B) 10 cm.
(C) 60 cm.
(D) 30 cm.
(E) 40 cm.

Solução:

 

Comentários

Loading...