Resolução – UNESP 2017 – Meio do Ano – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 5)

Questões Anteriores

Questão 78

Observe o poema visual de E. M. de Melo e Castro.

Suponha que o poema representa as posições de um pêndulo simples em movimento, dadas pelas sequências de letras iguais. Na linha em que está escrita a palavra pêndulo, indicada pelo traço vermelho, cada letra corresponde a uma localização da massa do pêndulo durante a oscilação, e a letra P indica a posição mais baixa do movimento, tomada como ponto de referência da energia potencial. Considerando as letras da linha da palavra pêndulo, é correto afirmar que
(A) a energia cinética do pêndulo é máxima em P.
(B) a energia potencial do pêndulo é maior em Ê que em D.
(C) a energia cinética do pêndulo é maior em L que em N.
(D) a energia cinética do pêndulo é máxima em O.
(E) a energia potencial do pêndulo é máxima em P.

Solução:

Como o ponto P é a referência de energia potencial, significa que a energia potencial nesse ponto é zero. Portanto a energia cinética do pêndulo no ponto P é máxima.

Resposta: letra A.

Questão 79

Game_300x250

No sistema auditivo humano, as ondas sonoras são captadas pela membrana timpânica, que as transmite para um sistema de alavancas formado por três ossos (martelo, bigorna e estribo). Esse sistema transporta as ondas até a membrana da janela oval, de onde são transferidas para o interior da cóclea. Para melhorar a eficiência desse processo, o sistema de alavancas aumenta a intensidade da força aplicada, o que, somado à diferença entre as áreas das janelas timpânica e oval, resulta em elevação do valor da pressão.

Considere que a força aplicada pelo estribo sobre a janela oval seja 1,5 vezes maior do que a aplicada pela membrana timpânica sobre o martelo e que as áreas da membrana timpânica e da janela oval sejam 42,0 mm² e 3,0 mm², respectivamente. Quando uma onda sonora exerce sobre a membrana timpânica uma pressão de valor $$P_{T}$$, a correspondente pressão exercida sobre a janela oval vale
(A) $$42\, P_{T}$$
(B) $$14\, P_{T}$$
(C) $$63\, P_{T}$$
(D) $$21\, P_{T}$$
(E) $$7\, P_{T}$$

Solução:

O enunciado nos diz que $$F_{O} = 1,5\, F_{T}$$. Para comparar as duas pressões, precisamos primeiro calcular cada uma delas separadamente.

Pressão na membrana timpânica: $$P_{T} = \frac{F_{T}}{A_{T}} \longrightarrow P_{T} = \frac{F_{T}}{42}$$

Pressão na membrana oval: $$P_{O} = \frac{F_{O}}{A_{O}} \longrightarrow P_{O} = \frac{1,5\, F_{T}}{3}$$

\[\frac{P_{O}}{P_{T}} = \frac{1,5\, F_{T}}{3}\frac{42}{F_{T}} \longrightarrow P_{O} = 21\, P_{T}\]

Resposta: letra D.

Questão 80

No centro de uma placa de madeira, há um orifício no qual está encaixada uma lente delgada convergente de distância focal igual a 30 cm. Esta placa é colocada na vertical e um objeto luminoso é colocado frontalmente à lente, à distância de 40 cm. No lado oposto, um espelho plano, também vertical e paralelo à placa de madeira, é disposto de modo a refletir a imagem nítida do objeto sobre a placa de madeira. A figura ilustra a montagem.

Nessa situação, o espelho plano se encontra em relação à placa de madeira a uma distância de
(A) 70 cm.
(B) 10 cm.
(C) 60 cm.
(D) 30 cm.
(E) 40 cm.

Solução:

 

Próximas Questões

Comentários

Banner Gif 3 300x250
Almofada SW gif