Física Química Unesp

Resolução – UNESP 2018 – Ciências da Natureza – 1ª Fase (continuação 3)

Questões Anteriores

Questão 78

A figura mostra a trajetória de um projétil lançado obliquamente e cinco pontos equidistantes entre si e localizados sobre o solo horizontal. Os pontos e a trajetória do projétil estão em um mesmo plano vertical.

No instante em que atingiu o ponto mais alto da trajetória, o projétil explodiu, dividindo-se em dois fragmentos, A e B, de massas $$M_{A}$$ e $$M_{B}$$, respectivamente, tal que $$M_{A} = 2M_{B}$$. Desprezando a resistência do ar e considerando que a velocidade do projétil imediatamente antes da explosão era $$V_{H}$$ e que, imediatamente após a explosão, o fragmento B adquiriu velocidade $$V_{B} = 5V_{H}$$, com mesma direção e sentido de $$V_{H}$$, o fragmento A atingiu o solo no ponto
(A) IV.
(B) III.
(C) V.
(D) I.
(E) II.

Solução:

Aqui precisamos trabalhar com colisões: \[(M_{A} + M_{B})\cdot V_{H} = M_{A}\cdot V_{A} + M_{B}\cdot V_{B} \longrightarrow (2M_{B} + M_{B})\cdot V_{H} = 2M_{B}\cdot V_{A} + M_{B}\cdot 5V_{H} \longrightarrow 3M_{B}\cdot V_{H} = 2M_{B}\cdot V_{A} + M_{B}\cdot 5V_{H} \longrightarrow\] \[3V_{H} = 2V_{A} + 5V_{H} \longrightarrow V_{A} = \frac{3V_{H} – 5V_{H}}{2} \longrightarrow V_{A} = -V_{H}\] Como $$V_{A}$$ possui o mesmo valor e a mesma direção de $$V_{H}$$ porém em sentido oposto, a parte A do projétil retornará pela mesma trajetória, chegando ao solo no ponto II.

Resposta: letra E.

Questão 79

O gráfico mostra o fluxo térmico do ser humano em função da temperatura ambiente em um experimento no qual o metabolismo basal foi mantido constante. A linha azul representa o calor trocado com o meio por evaporação (E) e a linha vermelha, o calor trocado com o meio por radiação e convecção (RC).

Sabendo que os valores positivos indicam calor recebido pelo corpo e os valores negativos indicam o calor perdido pelo corpo, conclui-se que:
(A) em temperaturas entre 36 ºC e 40 ºC, o corpo recebe mais calor do ambiente do que perde.
(B) à temperatura de 20 ºC, a perda de calor por evaporação é maior que por radiação e convecção.
(C) a maior perda de calor ocorre à temperatura de 32 ºC.
(D) a perda de calor por evaporação se aproxima de zero para temperaturas inferiores a 20 ºC.
(E) à temperatura de 36 ºC, não há fluxo de calor entre o corpo e o meio.

Solução:

(A) Falso. Em 40°C, o corpo recebe 50 kcal/m² e perde 150 kcal/m², ambos os valores diminuem, fazendo com que esse delta diminua, porém não chegado a zero, nesse intervalo.

(B) Falso. Em 20°C, a perda de calor por evaporação é quase zero, enquanto a perda por radiação e convecção é quase 150 kcal/m², portanto, maior que a perda por evaporação.

(C) Falso. A maior perda de calor ocorre quando RC está próximo de 20°C e E está tendendo a zero.

(D) Verdadeiro. Podemos ver que o gráfico está cada vez mais se aproximando de zero.

(E) Falso. Esse ponto não se encontra no gráfico e seria o ponto em que a perda é igual ao ganho.

Resposta: letra D.

Questão 80

Um dos fatores que contribuíram para a aceitação do modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913 foi a explicação dos espectros da luz emitida por átomos de gases aquecidos, que podem ser observados por meio de um aparelho chamado espectroscópio, cujo esquema está representado na figura. Nesse equipamento, a luz emitida por um gás atravessa uma fenda em um anteparo opaco, forma um estreito feixe que incide em um elemento óptico, no qual sofre dispersão. Essa luz dispersada incide em um detector, onde é realizado o registro do espectro.

O elemento óptico desse espectroscópio pode ser
(A) um espelho convexo.
(B) um prisma.
(C) uma lente divergente.
(D) uma lente convergente.
(E) um espelho plano.

Solução:

O prisma irá impor ao feixe de luz um desvio para cada cor ou frequência, sendo que o vermelho sofrerá o menor desvio e o violeta sofrerá o maior desvio.

Resposta: letra B.

Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia