Cotuca Química

Resolução – Vestibulinho – COTUCA 2018 – Química

Questão 34

Leia o texto a seguir.
A escovação dos dentes após as refeições e visita ao dentista regularmente são as melhores formas para manter os dentes saudáveis. Isso evita o aparecimento das cáries dentárias que ocorrem por diversos fatores, tais como: hábitos alimentares, falta de higiene, composição da saliva e colonização bacteriana. O metabolismo dessas bactérias produz ácidos que levam à corrosão do esmalte dos dentes. Sabe-se que a acidez (o pH) da boca é em torno de 6,8.

Adaptado de Greyce A. Storgatto; Mara E. F. Braibante e HugoT. S. Braibante. –A química na odontologia. Química nova na escola. Vol. 39, Nº 1, p. 4-11. Fevereiro de 2017.

Uma forma mais fácil de verificar acidez e basicidade das substâncias é esta escala de pH:

A partir das informações acima, podemos afirmar que:

a) uma dieta rica em frutas cítricas (laranja, limão e abacaxi, por exemplo) e bebidas ácidas colabora com a manutenção dos esmaltes dos dentes, associada à escovação após cada refeição.
b) os cremes dentais devem apresentar pH (escala de acidez), em geral, abaixo de 7, pois isso ajuda a manter a acidez da boca e diminui as chances de formação de cáries.
c) os cremes dentais devem apresentar pH (escala de acidez), em geral, acima de 7, pois isso ajuda a combater a acidez da boca e diminui as chances de formação de cáries.
d) a boca é naturalmente ácida e isso impede a ação das bactérias, diminuindo seu metabolismo e a consequente produção de ácidos.
e) a boca é naturalmente básica e isso impede a ação das bactérias, diminuindo seu metabolismo e a consequente produção de ácidos.

Solução:

O texto diz que o ácido em contato com o esmalte do dente causa cáries. Também é dito que escovar os dentes ajuda a evitá-las. Logo, os cremes dentais devem ter pH básico, ou seja, acima de 7, para ajudar a combater a acidez na boca.

Resposta: letra C.


Questão 35

Em um experimento, três amostras foram identificadas com números de 1 a 3 e foram submetidas a testes quando estavam nos estados físicos líquido e sólido. Essas amostras podem ser de cloreto de sódio, ferro metálico e sacarose (açúcar – $$C_{12} H_{22} O_{11}$$), não necessariamente nessa ordem. O objetivo desse experimento era identificar cada uma delas, utilizando um circuito elétrico, como o esquematizado a seguir.

Em uma tabela, foi anotado: “conduz”, quando a lâmpada acendia, e “não conduz”, quando permanecia apagada. Dessa forma, foram obtidos os seguintes resultados:

As ligações químicas e as substâncias das amostras de 1 a 3 podem ser, respectivamente:
a) ligação metálica e Fe; ligação iônica e NaCl e ligação covalente e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$.
b) ligação metálica e Fe; ligação covalente e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$ e ligação iônica e NaCl.
c) ligação iônica e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$; ligação metálica e NaCl e ligação covalente e Fe.
d) ligação iônica e NaCl; ligação metálica e Fe e ligação covalente e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$.
e) ligação covalente e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$; ligação iônica e Fe e ligação metálica e NaCl.

Solução:

A primeira amostra conduz em forma líquida e em forma sólida. entre os materiais apresentados, o único com essa característica é o ferro metálico, que faz ligação metálica.

A terceira amostra conduz na forma líquida e não conduz na forma sólida. Portanto, a substância que procuramos se dissocia em íons quando dissolvida em água, tornando o meio condutor. Porém, na forma sólida, a substância é neutra. O material que se encaixa nessa descrição é o cloreto de sódio (NaCl), que é neutro quando sólido, mas em água se dissocia em $$Na^{+}$$ e $$Cl^{-}$$. Essa substância possui ligação iônica.

A segunda substância não conduz nem em estado líquido nem em estado sólido. Isso significa que, quando dissolvida, a substância não se dissocia em íons, permanecendo neutra. Também significa que ela é neutra quando sólida. A substância que se encaixa nessa descrição é a sacarose ($$C_{12} H_{22} O_{11}$$), que faz ligação covalente.

Portanto temos:

1 – Ligação metálica e Fe

2 – Ligação covalente e $$C_{12} H_{22} O_{11}$$

3 – Ligação iônica e NaCl

Resposta: letra B


Questão 36

Leia o texto a seguir.
Em uma estação de tratamento de água, após a retirada dos resíduos sólidos de maior tamanho, os principais processos empregados são decantação, floculação, filtração e desinfecção. A água, ainda não apresentando aspecto límpido, é tratada com uma substância química para aglutinar resíduos de sujeira de menor tamanho, formando, assim, aglomerados maiores, os quais podem ser removidos por ação gravitacional ou mesmo diretamente em filtros. Subsequentemente, a água deve passar por um processo de desinfecção para eliminar micro-organismos patogênicos. A cloração por hipoclorito de sódio é um método de desinfecção muito utilizado. A aglutinação (1) e a desinfecção (2) podem ser representadas pelas equações simplificadas abaixo:

Adaptado de Marco Tadeu Grassi. As águas do planeta Terra. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/aguas.pdf (modificado). Acesso em 07/08/2017.

Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa que identifica, respectivamente:

– o processo de separação de mistura após aglutinação por meio da ação da gravidade;
– um exemplo de substância ácida;
– um exemplo de sal;
– um exemplo de base.

a) Decantação; HClO; $$Al_{2} (SO_{4})_{3}$$ e $$Al(OH)_{3}$$
b) Filtração; $$Al(OH)_{3}$$; $$Al_{2} (SO_{4})_{3}$$ e HClO
c) Decantação; $$Al(OH)_{3}$$; $$Al_{2} (SO_{4})_{3}$$ e HClO
d) Filtração; NaOH; NaClO e $$H_{2} SO_{4}$$
e) Filtração; $$H_{2} SO_{4}$$; NaClO e NaOH

Solução:

O processo de separação por gravidade a que o texto se refere é a decantação. Com isso ficamos entre as alternativas A e C. Observando as equações químicas, vemos que $$Al(OH)_{3}$$ é uma base, resultante da mistura de um sal com água. Podemos ver também que HClO é um ácido, já que também é formado pela mistura de um sal com água. Por fim, a substância $$Al_{2} (SO_{4})_{3}$$ é um sal.

Resposta: letra A.