Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho ETEC – 2017 – Ciências da Natureza (continuação 1)

Questão 16

Uma forma de atenuar o fenômeno descrito seria a retirada do enxofre dos combustíveis derivados do petróleo, como o diesel e o óleo combustível.
Esses dois combustíveis são obtidos do petróleo por
(A) filtração.
(B) sublimação.
(C) decantação.
(D) fusão fracionada.
(E) destilação fracionada.

Solução:

Cada fração do petróleo tem um ponto de ebulição, portanto o modo de se obter o diesel e o óleo combustível é a destilação fracionada.

Resposta: letra E.

Questão 17

Considere e reflita sobre a charge que ironiza um fenômeno climático que ocorre no meio ambiente.

Sobre esse fenômeno é correto afirmar que
(A) a água na região polar sofre sublimação por resfriamento.
(B) um dos principais responsáveis por esse fenômeno é o gás carbônico.
(C) a quantidade de gelo polar aumenta com o aumento da temperatura.
(D) a solidificação excessiva destrói a camada de ozônio.
(E) a ação nos polos será menos severa.

Solução:

O gás carbônico é um dos gases que aumenta o efeito estufa e eleva a temperatura do planeta.

Resposta: letra B.

Leia o texto para responder às questões de números 20 e 21.

A produção e o descarte de lixo vêm se mostrando como um dos principais problemas ambientais em escala global.
O lixo pode ser definido como qualquer resíduo proveniente ou descartado pelas atividades humanas. Existem diversos tipos de lixo, como o domiciliar urbano, o industrial, o agrícola, o tecnológico e o hospitalar.
A reciclagem é necessária, pois os problemas gerados pelo acúmulo de lixo são muitos:

  • quando o lixo é constantemente jogado em rios ou córregos, os detritos se acumulam a ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, podendo provocar enchentes;
  • o lixo exposto ao ar atrai inúmeros animais. Os primeiros organismos a aparecer são os decompositores, como as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como as baratas, os ratos, os insetos e os urubus, que, além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se reproduzem, pois o local também lhes oferece abrigo. Esses animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, como a febre tifoide, o cólera, diversas diarreias, a disenteria, o tracoma e a peste bubônica;
  • quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo no solo, ele começa a ser decomposto por bactérias, resultando na produção de chorume, dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque o chorume dissolve tintas, resinas, metais pesados de alta toxicidade e outras substâncias químicas, contaminando o solo e impedindo o crescimento das plantas. O chorume, ainda, pode ser responsável pelo acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar.

<http://tinyurl.com/glauzaz> Acesso em: 10.09.16. Adaptado.

Questão 21

No Brasil, grande parte do lixo ainda é dispensada em lixões, que são áreas que não são preparadas para receber o lixo de forma ambientalmente adequada.
O descarte do lixo nesse tipo de área pode causar
(A) a inversão térmica, uma vez que os gases tóxicos produzidos pelo lixo se dispersam no ar quente que fica na mesosfera.
(B) enchentes constantes, já que essas áreas são previamente asfaltadas pelas prefeituras como forma de evitar acidentes.
(C) a contaminação do lençol freático pelo chorume, líquido produzido pela decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos.
(D) a chuva ácida, em razão da grande quantidade de partículas poluentes absorvidas pelo lixo hospitalar, adequadamente depositado nesses lugares.
(E) o fenômeno das ilhas de calor, pois o lixo disposto nesses locais propicia a diminuição da temperatura dos centros urbanos e o aumento da temperatura nas áreas rurais.

Solução:

Segundo o texto, o maior problema de lixo dispensado em lugares inadequados é o chorume produzido por sua decomposição, que pode se infiltrar na terra e, além de contaminar o solo, atingir também o lençol freático.

Resposta: letra C.

Questão 23

Um caminho para a sustentabilidade é intensificar a reciclagem de materiais como o plástico. Os plásticos, sejam sobras de processos industriais ou mesmo recuperados do lixo, passam por uma triagem, que separa os diferentes tipos para, em seguida, serem lavados e transformados em pequenos grãos. Esses grãos podem, então, ser usados na confecção de novos materiais. Em sua fase final de reciclagem, os grãos sofrem muita agitação e podem ser eletrizados com carga positiva.
Nessas condições, é correto afirmar que eles passaram por um processo de
(A) adição de prótons.
(B) adição de nêutrons.
(C) remoção de prótons.
(D) remoção de elétrons.
(E) remoção de nêutrons.

Solução:

Como os plásticos ficam com carga positiva, podemos concluir que existem mais prótons que elétrons. O que causa essa carga é a agitação (atrito0 entre as partículas, porém os prótons estão dentro do núcleo e não é possível colocar mais prótons no núcleo apenas com o atrito entre os grãos. Então podemos concluir que elétrons foram arrancados do grão, assim ficando com carga positiva.

Resposta: letra D.

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia