Etec Física

Resolução – Vestibulinho Etec – 2018 – Física (parte 2)

Questões Anteriores


Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.

Quando você fica à frente de um espelho plano, você e a sua respectiva imagem têm sempre naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro deve ser virtual. Dessa maneira, para se obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele uma reta perpendicular ao espelho plano, atravessando a superfície espelhada, e marcar simetricamente o ponto imagem, como mostrado na figura.

Questão

Imagine que você esteja em frente a um espelho plano, a uma distância de 0,5 m. Suponha que esse espelho seja deslocado no mesmo plano em 0,4 m, se distanciando de você, conforme a figura.

A distância, representada no esquema pela letra y, entre você e a sua imagem, será, em metros, de
(A) 0,4.
(B) 0,8.
(C) 1,0.
(D) 1,8.
(E) 2,0.

Solução:


Questão

Considere que, na situação anterior, você esteja vestindo uma camiseta com a palavra FÍSICA, conforme a figura.

Se você se colocar de frente para o espelho plano, a palavra FÍSICA refletida se apresentará como mostrado na alternativa

Solução:


Questão

Vinícius observa duas crianças, Caio e João, empurrando uma caixa de brinquedos. Relembrando a aula de Ciências que teve pela manhã, ele observa o deslocamento da caixa e faz um desenho representando as forças envolvidas nesse processo, conforme a figura.

Considerando que a caixa esteja submetida a duas forças horizontais, nos sentidos representados na figura, de intensidades $$F_{1} = 100\, N$$ e $$F_{2} = 75\, N$$, ficou pensando em como poderia evitar o deslocamento da caixa, fazendo com que ela ficasse em equilíbrio (parada). Concluiu, então, que para isso ocorrer, uma outra criança deveria exercer uma força de intensidade igual a
(A) 100 N, junto com João.
(B) 100 N, junto com Caio.
(C) 75 N, junto com João.
(D) 25 N, junto com Caio.
(E) 25 N, junto com João.

Solução:

 

Sobre o autor

Guimarães