Etec Química

Resolução – Vestibulinho Etec 2018 – Química

Leia o texto para responder às questões de números 04 e 05.

A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano. Porém, a grande maioria dessas substâncias encontra-se na forma de misturas homogêneas ou heterogêneas. Por essa razão, ao longo dos anos, várias técnicas de separação de misturas foram desenvolvidas para que a utilização de toda e qualquer substância fosse possível.
<https://tinyurl.com/y8j567ag> Acesso em: 10.11.2017.

Questão

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de mistura homogênea.
(A) água + gasolina
(B) água + óleo de cozinha
(C) gás nitrogênio + gás hélio
(D) ar atmosférico + fuligem
(E) areia + sal de cozinha

Solução:

Mistura homogênea é aquela em que não conseguimos distinguir as substâncias que compõe a mistura apenas de olhar. A única alternativa que apresenta uma mistura homogênea é a do gás nitrogênio com gás hélio.

Resposta: letra C.


Questão

Um procedimento que permite separar, sem o uso de qualquer fonte de calor, uma mistura de água e óleo de cozinha é a
(A) decantação.
(B) sublimação.
(C) peneiração.
(D) destilação.
(E) filtração.

Solução:

A decantação permite que a água e o óleo se separem, já que o óleo é mais leve que a água.

Resposta: letra A.


Questão

Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre) e por um sal de um elemento determinado, por exemplo, sais de cobre, como $$CuCl_{2}$$, que irá determinar a cor verde azulada da luz produzida na explosão.

Observe as representações dos elementos enxofre e cobre presentes em um fogo de artifício: $$_{16}^{32} S$$ e $$_{29}^{64} Cu$$. A partir da análise dessas representações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de massa do enxofre e o número de nêutrons do cobre.
(A) 32 e 29
(B) 32 e 35
(C) 16 e 29
(D) 16 e 35
(E) 16 e 64

Solução:

Vamos chamar de $$m_{S}$$ o número de massa do enxofre. Em uma tabela periódica, o símbolo do elemento vem acompanhado do seu número de prótons e de seu número de massa. Como o número de massa é a soma do número de prótons e neutrons do elemento: $$m_{S} = p + n$$, então o número de massa é o maior que aparece com o elemento. No caso, $$m_{S} = 32$$.

Utilizando o mesmo conceito, o número de neutrons do cobre será

$$m_{Cu} = p + n \longrightarrow 64 = 29 + n \longrightarrow n = 35$$.

Resposta: letra B.


Questão

Lavoisier foi quem descobriu uma maneira de sintetizar o salitre em grandes quantidades, o que possibilitou um aumento sensível na produção e utilização da pólvora. Para se obter o nitrato de potássio, um tipo de salitre, pode-se reagir cloreto de potássio com ácido nítrico. Lavoisier também foi responsável por enunciar a Lei da Conservação da Massa, também conhecida como Lei de Lavoisier.
<https://tinyurl.com/ybcuml9u> Acesso em: 15.11.2017. Adaptado.

Em um experimento para obtenção de salitre, foram anotadas as massas utilizadas, porém o aluno esqueceu de anotar a massa formada de nitrato de potássio, conforme a figura.

O aluno não se preocupou com esse fato, pois aplicando a Lei de Lavoisier é possível encontrar a massa desconhecida, representada por x na tabela. Assinale a alternativa que apresenta a massa de salitre, em gramas, obtida nesse experimento.
(A) 101
(B) 630
(C) 745
(D) 1.010
(E) 1.375

Solução:

Na lei da conservação das massas, a soma das massas dos reagentes deve ser igual à soma das massas dos produtos, portanto

$$745 + 630 = x + 365 \longrightarrow x = 1.010\, g$$

Resposta: letra D.


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães