Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 [2º semestre] – Ciências da Natureza (parte 6)

Questões Anteriores

Questão 41

O acidente nuclear de Chernobyl foi responsável por uma série de modificações na biodiversidade local, quando espalhou pela região grandes quantidades de material radioativo, cuja principal emissão consiste em ondas eletromagnéticas com os menores comprimentos de onda e, portanto, maiores energias. Uma das modificações da biodiversidade que chamou a atenção de pesquisadores foi a diminuição de muitas espécies de insetos. Há estudos sobre a esterilização de insetos machos do Aedes aegypti na esperança de atacar diretamente esse mosquito. Mosquitos machos são expostos a radiações semelhantes às de Chernobyl, sofrendo modificações críticas em seu material genético, que inibem sua proliferação. A figura apresenta o espectro das ondas eletromagnéticas e logo abaixo a ordem de grandeza de seus comprimentos de onda em metros.

De acordo com o texto, o tipo de radiação potencialmente capaz de combater o mosquito citado é
(A) micro-ondas.
(B) infravermelho.
(C) ultravioleta.
(D) raios X.
(E) raios gama.

Solução:

O texto diz que o material radioativo emite ondas eletromagnéticas com menores comprimentos de onda. Olhando a régua que temos, os menores comprimentos de onda são de $$10^{-13}$$, que corresponde aos raios gama.

Resposta: letra E.


Questão 47

A Química Ambiental estuda todo e qualquer processo químico que ocorra na natureza, sendo importante para a manutenção da biodiversidade. É o campo de estudos que tem por objetivo conhecer esses processos, que ocorrem de forma natural ou provocada por alguma interferência humana. O alvo é gerar esclarecimento sobre todos os mecanismos que controlam a quantidade de substâncias na natureza. Sem sombra de dúvidas, essa área da Química está diretamente relacionada com diversas outras ciências, como Geografia, Ecologia, Geologia, Agronomia, Biologia e Toxicologia.

<https://tinyurl.com/y6r2ca35> Acesso em: 04.02.2019. Adaptado.

Assinale a alternativa correta sobre o conteúdo baseado no texto.
(A) A Química Ambiental é responsável por resolver problemas industriais.
(B) A Química é capaz de controlar os problemas ambientais sem envolvimento de outras áreas.
(C) A relação entre áreas do conhecimento é importante no estudo de processos químicos que ocorrem naturalmente ou de origem antropogênica.
(D) Entre os processos químicos naturais, o ciclo da água pode ser interrompido pela Química Ambiental sem danos ao meio ambiente.
(E) O foco da Química Ambiental é controlar a quantidade de poluentes pela remoção desses compostos do ambiente.

Solução:

O texto diz claramente que a Química Ambiental necessita se relacionar com outras áreas de conhecimento.

Resposta: letra C.

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

Clique aqui para enviar um comentário