Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 – Ciências da Natureza

Leia o texto para responder às questões de números 06 a 08.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019, em inglês). Um dos principais motivos para a comemoração é que em 2019 completamos 150 anos desde a primeira tabela de Dmitry Mendeleev. Ele, na tentativa de organizar os elementos químicos conhecidos na época, inspirou-se em cartas do baralho que usava para jogar paciência e fez algo parecido com os elementos. Pegou fichas brancas e nelas escreveu o símbolo dos elementos químicos conhecidos e uma curta lista de suas propriedades químicas. Passou então a se concentrar sobre aquelas fichas e num dado momento, foi vencido pela exaustão e adormeceu, tendo um sonho em que via uma tabela na qual os elementos se encaixavam exatamente como pretendia. Ao despertar do sono, escreveu imediatamente essa tabela. Ele compreendeu que, quando os elementos eram escritos numa ordem crescente de massa atômica, várias propriedades químicas se repetiam em intervalos regulares (periódicos). Por isso, a sua descoberta recebeu o nome de Tabela Periódica dos Elementos. O mais impressionante dessa descoberta e que fez com que ele fosse levado a sério pela comunidade científica foi que ele deixou alguns espaços vagos, dizendo que nenhum elemento se encaixava ali porque eles ainda não haviam sido descobertos, mas que ainda seriam. Além disso, ele especificou até mesmo quais seriam as propriedades desses elementos químicos ainda não descobertos. E, impressionantemente, foi o que realmente aconteceu. Após a publicação de sua tabela, os elementos germânio, gálio e escândio foram descobertos e possuíam as propriedades descritas por ele. Atualmente, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos está organizada em ordem crescente de número atômico (Z), porque, na realidade, não são as massas atômicas que definem as propriedades de cada elemento, mas sim o número atômico. Apesar de terem sofrido vários ajustes ao longo dos anos, as Tabelas Periódicas modernas continuam baseadas sobre a estrutura essencial criada por Mendeleev. No ano de 1955, um novo elemento químico foi descoberto, tendo número atômico 101, sendo instável e sujeito a sofrer fissão nuclear espontânea. Ele recebeu o nome de mendelévio, em homenagem a esse grande cientista.

<https://tinyurl.com/y9pwfcuw> Acesso em: 21.10.2018. Adaptado. Original colorido.


Questão 6

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

(A) Mendeleev construía seus baralhos para jogar paciência.
(B) O baralho de Mendeleev continha os elementos químicos conhecidos na época.
(C) Na Tabela de Mendeleev, os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico.
(D) A Tabela Periódica, recebeu esse nome porque as propriedades dos elementos, na organização elaborada por Mendeleev, repetiam-se periodicamente.
(E) A Tabela Periódica, usada nos dias de hoje, ainda é igual à primeira tabela de Mendeleev com os elementos em ordem crescente de massas atômicas.

Solução:

(A) Falso. O texto diz que Mendeleev escreveu os elementos em cartas, parecido com as cartas de baralho que ele usava para jogar paciência. Não diz que Mendeleev construía as próprias cartas de baralho.

(B) Falso. Novamente, o baralho de Mendeleev era um baralho comum. Ele utilizou a ideia do baralho para fazer cartões com os nomes e propriedades dos elementos conhecidos na época.

(C) Falso. O texto diz que Mendeleev organizou os elementos químicos em ordem crescente de MASSA ATÔMICA. Somente depois é que a tabela foi organizada em ordem crescente de número atômico.

(D) Verdadeiro. O texto diz exatamente o que está contido no item. A Tabela Periódica recebeu esse nome pois as propriedades dos elementos se repetiam periodicamente ao longo da tabela.

(E) Falso. O texto diz que a tabela original passou por alguns ajustes e um desses ajustes foi utilizar o NÚMERO ATÔMICO para a organização crescente dos elementos e não mais a massa atômica.


Questão 7

Mendeleev deixou, em sua Tabela, espaços vazios,

(A) pois havia sonhado com novos elementos químicos e passou a pesquisá-los.
(B) porque previa a descoberta de novos elementos químicos, o que realmente ocorreu posteriormente.
(C) que foram preenchidos por novos elementos, com características diferentes das previstas por ele.
(D) porque não existiam elementos que apresentassem as massas atômicas que deveriam ocupá-los.
(E) para serem preenchidos por elementos químicos que havia descoberto, pouco antes de sonhar com a tabela.

Solução:

No texto diz que Mendeleev deixou espaços em branco pois existiam lacunas na tabela de elementos que ele previu não terem sido descobertos ainda, o que realmente aconteceu.

Resposta: letra B.


Questão 8

O elemento químico, cujo nome é em homenagem a esse grande cientista, apresenta

(A) número atômico igual a 258.
(B) número de massa igual a 101.
(C) estabilidade nuclear.
(D) número de prótons igual a 101.
(E) estabilidade na sua eletrosfera.

Solução:

O texto diz que o elemento possui número atômico 101.

Resposta: letra D


Próximas Questões