CinemáticaFísica
0

Física – Lista de Exercício de Introdução à Cinemática

Questão

(EEAR)  O avião identificado na figura voa horizontalmente da esquerda para a direita. Um indivíduo no solo observa um ponto vermelho na ponta da hélice. Marque abaixo o algarismo romano correspondente à figura que melhor representa a trajetória de tal ponto em relação ao observador externo.







Solução (clique aqui)


Questão

(UNICAMP 2017) Em 2016 foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história. O avião Solar Impulse 2, movido a energia solar, percorreu quase 6480 km em aproximadamente 5 dias, partindo de Nagoya no Japão até o Havaí nos Estados Unidos da América. A velocidade escalar média desenvolvida pelo avião foi de aproximadamente

a) 54 km/h.
b) 15 km/h.
c) 1296 km/h.
d) 198 km/h.

Solução (clique aqui)


Questão

(ESPCEX) Um automóvel percorre a metade de uma distancia D com velocidade média de 24 m/s e a outra metade com uma velocidade média de 8m/s. Nesta situação, a velocidade média do automóvel, ao percorrer toda distancia D é de:

a) 16m/s
b) 14m/s
c) 12m/s
d) 32m/s

Solução (clique aqui)


Questão

(UFPE) O gráfico a seguir mostra a posição de uma partícula, que se move ao longo do eixo x, em função do tempo. Calcule a velocidade média da partícula no intervalo entre t = 2 s e t = 8 s, em m/s.



Solução (clique aqui)


Questão

(UNICAMP) O Sr. P. K. Aretha afirmou ter sido sequestrado por extraterrestres e ter passado o fim de semana em um planeta da estrela Alfa da constelação de Centauro. Tal planeta dista 4,3 anos-luz da Terra. Com muita boa vontade, suponha que a nave dos extraterrestres tenha viajado com a velocidade da luz ($$3,0\times 10^{8}\, m/s$$), na ida e na volta. Adote 1 ano = $$3,2\times 10^{7}\, segundos$$. Responda:

a) Quantos anos teria durado a viagem de ida e de volta do Sr. Aretha?
b) Qual a distância em metros do planeta à Terra?

Solução (clique aqui)


Questão

(UNICAMP – 2021) Recentemente, uma equipe internacional de cientistas detectou a explosão de uma estrela conhecida como SN2016aps, que teria sido a explosão de supernova mais brilhante já registrada.

A SN2016aps dista da Terra 4,0 bilhões de anos-luz, enquanto a supernova DES16C2nm, localizada a 10,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra, é a mais distante já descoberta. Considere que uma explosão das duas supernovas ocorra simultaneamente. Quando o sinal luminoso da explosão da supernova mais próxima for detectado na Terra, a radiação luminosa da supernova DES16C2nm estará a uma distância da Terra aproximadamente igual a

a) $$6,5\times 10^{9}\, km$$.
b) $$9,0\times 10^{15}\, km$$.
c) $$3,6\times 10^{16}\, km$$.
d) $$5,9\times 10^{22}\, km$$.

Dados: $$1\, ano\approx 3,0\times 10^{7}\, s$$
Velocidade da luz: $$c = 3,0\times 10^{8}\, m/s$$

Solução (Clique Aqui)


Questão

(UNICAMP 2004) Os carros em uma cidade grande desenvolvem uma velocidade média de 18 km/h, em horários de pico, enquanto que a velocidade média do metrô é de 36 km/h. O mapa ao lado representa os quarteirões de uma cidade e a linha subterrânea do metrô.




a) Qual a menor distância que um carro pode percorrer entre as duas estações?

b) Qual o tempo gasto pelo metrô ($$T_{m}$$) para ir de uma estação à outra, de acordo com o mapa?

c) Qual a razão entre os tempos gastos pelo carro ($$T_{c}$$) e pelo metrô para ir de uma estação à outra, $$T_{c}/T_{m}$$? Considere o menor trajeto para o carro.

Solução (clique aqui)

Tags: , , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu