Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 [2º semestre] – Ciências da Natureza (parte 4)

Questões Anteriores

Questão 25

O agulhão bandeira é um recordista em velocidade, podendo chegar a surpreendentes 110 km/h devido a sua forma hidrodinâmica e força física. Considerando essa velocidade escalar média constante durante 3 minutos, a distância que esse peixe é capaz de se deslocar é, em metros, de

(A) 180.

(B) 330.

(C) 1 800.

(D) 2 000.

(E) 5 500.

Solução:


Questão 27

O Electrophorus electricus, popularmente conhecido por poraquê ou treme-treme, é um peixe carnívoro de água doce encontrado na Bacia Amazônica. Esse peixe é capaz de liberar uma forte descarga elétrica, imobilizando e até matando suas presas ou agressores. Isso é possível porque, logo após sua cabeça, estende-se uma série de células, conectadas entre si, até a cauda. Essa série de células permite que a cabeça desse peixe tenha carga positiva enquanto a extremidade de sua cauda tenha carga negativa. Assinale a alternativa que apresenta um objeto do cotidiano que tem características comparáveis às desse peixe.


(A) Autofalante
(B) Motor elétrico
(C) Bateria de carro
(D) Ferro de passar roupas
(E) Lâmpada incandescente

Solução:

O peixe possui um pólo positivo e um pólo negativo, sendo capaz de liberar energia. Esse funcionamento se iguala a uma bateria de carro.

Resposta: letra C.


Próximas Questões