Resolução – UNESP 2014 (1ª Fase) – Física

Questão

O fluxo ($$\Phi$$) representa o volume de sangue que atravessa uma sessão transversal de um vaso sanguíneo em um determinado intervalo de tempo. Esse fluxo pode ser calculado pela razão entre a diferença de pressão do sangue nas duas extremidades do vaso ($$P_{1}$$ e $$P_{2}$$), também chamada de gradiente de pressão, e a resistência vascular (R), que é a medida da dificuldade de escoamento do fluxo sanguíneo, decorrente, principalmente, da viscosidade do sangue ao longo do vaso. A figura ilustra o fenômeno descrito.
Unesp2014
Assim, o fluxo sanguíneo $$\Phi$$ pode ser calculado pela seguinte fórmula, chamada de lei de Ohm:

\[\Phi = \frac{(P_{1} – P_{2})}{R}\]

Considerando a expressão dada, a unidade de medida da resistência vascular (R), no Sistema Internacional de Unidades, está corretamente indicada na alternativa
(A) $$\frac{kg\cdot s}{m^{5}}$$
(B) $$\frac{kg\cdot m^{4}}{s}$$
(C) $$\frac{kg\cdot s^{2}}{m}$$
(D) $$\frac{kg}{m^{4}\cdot s}$$
(E) $$\frac{kg^{2}\cdot m^{5}}{s^{2}}$$

Solução:

A resistência vascular pode ser escrita como $$R = \frac{P}{\Phi}$$. A unidade de $$P$$ é [$$\frac{N}{m^{2}}$$] e a unidade de $$\Phi$$ é [$$\frac{m^{3}}{s}$$]. Logo \[R = \frac{P}{\Phi} \longrightarrow R = \frac{Pa}{\frac{m^{3}}{s}} \longrightarrow R = \frac{\frac{N}{m^{2}}}{\frac{m^{3}}{s}} \longrightarrow R = \frac{\frac{kg\cdot\frac{m}{s^{2}}}{m^{2}}}{\frac{m^{3}}{s}} \longrightarrow R = \frac{kg}{m^{4}\cdot s}\] Resposta: letra D.

Questão

14-r052br 300x250
Um motorista dirigia por uma estrada plana e retilínea quando, por causa de obras, foi obrigado a desacelerar seu veículo, reduzindo sua velocidade de 90 km/h (25 m/s) para 54 km/h (15 m/s). Depois de passado o trecho em obras, retornou à velocidade inicial de 90 km/h. O gráfico representa como variou a velocidade escalar do veículo em função do tempo, enquanto ele passou por esse trecho da rodovia.
Unesp2014
Caso não tivesse reduzido a velocidade devido às obras, mas mantido sua velocidade constante de 90 km/h durante os 80 s representados no gráfico, a distância adicional que teria percorrido nessa estrada seria, em metros, de
(A) 1 650.
(B) 800.
(C) 950.
(D) 1 250.
(E) 350.

Solução:

A distância percorrida pelo carro é a área abaixo do gráfico. Se o carro não tivesse reduzido a velocidade, a área seria um retângulo de (25 m/s x 80 s). Porém, com a redução, precisamos descontar a área do trapézio. Essa é a distância adicional que o carro teria andado. Portanto \[\Delta S = \frac{(B + b)\cdot h}{2} \longrightarrow \Delta S = \frac{(50\, s + 20\, s)\cdot 10\, m/s}{2} \longrightarrow \Delta S = 350\, m\] Resposta: letra E.

Questão

O bungee jump é um esporte radical no qual uma pessoa salta no ar amarrada pelos tornozelos ou pela cintura a uma corda elástica.Unesp2014
Considere que a corda elástica tenha comprimento natural (não deformada) de 10 m. Depois de saltar, no instante em que a pessoa passa pela posição A, a corda está totalmente na vertical e com seu comprimento natural. A partir daí, a corda é alongada, isto é, tem seu comprimento crescente até que a pessoa atinja a posição B, onde para instantaneamente, com a corda deformada ao máximo.
Unesp2014
Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que, enquanto a pessoa está descendo pela primeira vez depois de saltar, ela
(A) atinge sua máxima velocidade escalar quando passa pela posição A.
(B) desenvolve um movimento retardado desde a posição A até a posição B.
(C) movimenta-se entre A e B com aceleração, em módulo, igual à da gravidade local.
(D) tem aceleração nula na posição B.
(E) atinge sua máxima velocidade escalar numa posição entre A e B.

Solução:

A velocidade máxima ocorre quando a força resultante é nula, ou seja, $$F_{el} + P = 0$$. Isso ocorre em uma posição entre A e B.
Resposta: letra E.

Próximas Questões

Comentários

Loja iPlace
Artesanato_300x250
HP Brazil