Química Unesp

Resolução – UNESP 2018 (2ª Fase) – Q 16 (Química)

Questão

No cultivo hidropônico, a composição da solução nutritiva deve ser adequada ao tipo de vegetal que se pretende cultivar. Uma solução específica para o cultivo do tomate, por exemplo, apresenta as seguintes concentrações de macronutrientes:

Durante o desenvolvimento das plantas, é necessário um rígido controle da condutividade elétrica da solução nutritiva, cuja queda indica diminuição da concentração de nutrientes. É também necessário o controle do pH dessa solução que, para a maioria dos vegetais, deve estar na faixa de 5,0 a 6,5.

a) Por que a solução nutritiva para o cultivo hidropônico de tomate é condutora de eletricidade? Calcule a quantidade, em mmol, do elemento nitrogênio presente em 1,0 L dessa solução.

b) Considere que 1,0 L de uma solução nutritiva a 25 ºC, inicialmente com pH = 6,0, tenha, em um controle posterior, apresentado o valor mínimo tolerável de pH = 4,0. Nessa situação, quantas vezes variou a concentração de íons $$H^+ (aq.)$$. Sabendo que o produto iônico da água, $$K_w$$ , a 25 ºC, é igual a $$1,0\cdot 10^-14$$, calcule as quantidades em mol, de íons $$OH^- (aq.)$$  presentes, respectivamente, na solução inicial e na solução final.

Solução:

Sobre o autor

Plenus