1ª Fase - UNESP pH Química Unesp Velocidade de Reação

Resolução – Unesp 2020 – 1ª Fase – Física e Química – Q72

Questões Anteriores


Questão 72

As antocianinas existem em plantas superiores e são responsáveis pelas tonalidades vermelhas e azuis das flores e frutos. Esses corantes naturais apresentam estruturas diferentes conforme o pH do meio, o que resulta em cores diferentes. O cátion flavílio, por exemplo, é uma antocianina que apresenta cor vermelha e é estável em pH ≈ 1. Se juntarmos uma solução dessa antocianina a uma base, de modo a ter pH por volta de 5, veremos, durante a mistura, uma bonita cor azul, que não é estável e logo desaparece. Verificou-se que a adição de base a uma solução do cátion flavílio com pH ≈ 1 dá origem a uma cinética com 3 etapas de tempos muito diferentes. A primeira etapa consiste na observação da cor azul, que ocorre durante o tempo de mistura da base. A seguir, na escala de minutos, ocorre outra reação, correspondendo ao desaparecimento da cor azul e, finalmente, uma terceira que, em horas, dá origem a pequenas variações no espectro de absorção, principalmente na zona do ultravioleta.

(Paulo J. F. Cameira dos Santos et al. “Sobre a cor dos vinhos: o estudo das antocianinas e compostos análogos não parou nos anos 80 do século passado”. www.iniav.pt, 2018. Adaptado.)

A variação de pH de ≈1 para ≈5 significa que a concentração de íons $$H^{+}$$ (aq) na solução _______, aproximadamente, _____vezes. Entre as etapas cinéticas citadas no texto, a que deve ter maior energia de ativação e, portanto, ser a etapa determinante da rapidez do processo como um todo é a ________.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

(A) aumentou ; 10000 ; primeira.

(B) aumentou ; 10000 ; terceira.

(C) diminuiu ; 10000 ; terceira.

(D) aumentou ; 5 ; terceira.

(E) diminuiu ; 5 ; primeira.

Solução:


Próximas Questões