Leia o texto para responder às questões de números 35 a 37.
Os dispositivos eletrônicos colocados em vias públicas, conhecidos como Radares Fixos (ou “pardais”), funcionam por meio de um conjunto de sensores dispostos no chão dessas vias. Os laços detectores (conjunto de dois sensores eletromagnéticos) são colocados em cada faixa de rolamento. Uma vez que motocicletas e automóveis possuem materiais ferromagnéticos, ao passarem pelos sensores, os sinais afetados são processados e determinadas duas velocidades. Uma entre o primeiro e o segundo sensor (1° laço); e a outra entre o segundo e o terceiro sensor (2° laço), conforme a figura.
Essas duas velocidades medidas são validadas e correlacionadas com as velocidades a serem consideradas (
Ao passar pelos laços detectores, o veículo provoca uma perturbação no campo eletromagnético existente. Esse tipo de técnica de detecção pode ser comparado, por exemplo, aos detectores de metal dispostos em bancos, lojas e aeroportos. Nesses dispositivos, o sinal é gerado através de uma
(A) força eletromotriz induzida pela movimentação de um elemento ferromagnético.
(B) força eletromotriz induzida pela movimentação de um elemento paramagnético.
(C) força eletromotriz induzida pela movimentação de um elemento diamagnético.
(D) corrente elétrica induzida pela movimentação de material qualquer.
(E) corrente elétrica induzida pela movimentação de um material orgânico.
Solução:
Nós sabemos que somente um material ferromagnético dispara o alarme de um detector de metal. Além disso, esse material provoca uma perturbação no campo eletromagnético gerando uma força eletromotriz.
Resposta: letra A
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