FatecÓtica
0

FATEC – Vestibular 2018 – Q. 36 (Física)

Leia o texto para responder às questões de números 35 a 37.
Os dispositivos eletrônicos colocados em vias públicas, conhecidos como Radares Fixos (ou “pardais”), funcionam por meio de um conjunto de sensores dispostos no chão dessas vias. Os laços detectores (conjunto de dois sensores eletromagnéticos) são colocados em cada faixa de rolamento. Uma vez que motocicletas e automóveis possuem materiais ferromagnéticos, ao passarem pelos sensores, os sinais afetados são processados e determinadas duas velocidades. Uma entre o primeiro e o segundo sensor (1° laço); e a outra entre o segundo e o terceiro sensor (2° laço), conforme a figura.




Essas duas velocidades medidas são validadas e correlacionadas com as velocidades a serem consideradas ($$V_{C}$$), conforme apresentado na tabela parcial de valores referenciais de velocidade para infrações (art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB). Caso essas velocidades verificadas no 1° e no 2° laço sejam iguais, esse valor é denominado velocidade medida ($$V_{M}$$), e ele é relacionado à velocidade considerada ($$V_{C}$$). A câmera fotográfica é acionada para registrar a imagem da placa do veículo a ser multado apenas nas situações em que esse esteja trafegando acima do limite máximo permitido para aquele local e faixa de rolamento, considerando os valores de $$V_{C}$$.




Podemos aproximar o conjunto de lentes da câmera fotográfica representada na figura a uma única lente convergente. Considere que a distância entre essa lente e o veículo a ser fotografado seja de 25 cm, e que a distância entre essa lente e o sensor fotossensível (anteparo) na câmera seja de 5 cm.




Assinale a alternativa que apresenta o valor aproximado da vergência, em dioptrias, dessa lente.

(A) 0,05
(B) 0,20
(C) 5
(D) 20
(E) 25

Confira nossa Lista de Exercícios Resolvidos de Espelhos e Lentes



Solução:

A vergência de uma lente pode ser definida da seguinte forma: $$V = \frac{1}{f}$$. Em uma câmera, o anteparo fica no foco da lente, portanto a distância focal da lente é f = 5 cm = 0,05 m.
$$V = \frac{1}{0,05} \longrightarrow V = 20\, di$$

Resposta: letra D.

Tags: , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu