Curiosidades
0

Nova caverna dos pergaminhos do mar morto sem pergaminhos

Arqueólogos trabalhando em Israel afirmam ter achado novas evidências que enriquecem o estudo dos Pergaminhos do Mar Morto. Desta vez, uma nova caverna pode abrigar materiais semelhantes aos rolos que foram descobertos em 1947 e continham versões de livros do antigo testamento. Situada em penhascos ocidentais de Qumran, próximo à costa noroeste do Mar Morto, ela é apontado como a décima segunda caverna do circuito dos Pergaminhos do Mar Morto.

Escavações revelaram que pergaminhos do período do Segundo Templo (Templo de Herodes) foram depositados ali, mas sofreram com a ação de saqueadores, na metade do século XX. Ainda assim, trata-se de uma descoberta surpreendente, que incrementa a já fascinante história dos achados de 1947.

Historiadores, arqueólogos e teólogos consideram os Pergaminhos do Mar Morto como a mais importante descoberta arqueológica do Século XX. O notável corpo de documentos inclui muitos manuscritos bíblicos, bem como uma gama variada de textos de outras religiões e documentos não religiosos.

Os pesquisadores Ahiad Ovadia e Oren Gutfeld, do instituto arqueológico da Universidade Hebraica de Jerusalém, em colaboração com Randaal Price, da Universidade da Virgínia (EUA), conduziram um estudo na caverna de número 12. Eles são os primeiros arqueólogos a desenterrar e escavar o local nos últimos 60 anos. Assim que os trabalhos tiveram início, revelou-se que a caverna abrigara, no passado, documentos relativos aos Pergaminhos do Mar Morto. Recipientes em forma de jarras, datados do período do segundo templo, foram encontrados no local.

Todos os objetos encontravam-se quebrados e desprovidos de seus conteúdos documentais. Conforme avançavam nos trabalhos, os escavadores descobriram um par de machados de ferro, datados de 1950, sugerindo o saque da época.

As escavações na caverna 12 foram parte da ‘Operação Pergaminho’, uma nova empreitada promovida pela autoridade israelita de antiguidades que busca mais vestígios nos sítios arqueológicos, por meio de escavações adicionais na região do deserto da Judeia.

New Historian

Publicado originalmente em 11/02/2017

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu