1ª Fase - UNESPOndulatória
0

UNESP 2013 (1ª Fase) – Q. 82 (Física)

Cor da chama depende do elemento queimado.
Por que a cor do fogo varia de um material para outro?
A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas. Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndio de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.
(Superinteressante, março de 1996. Adaptado.)

A luz é uma onda eletromagnética. Dependendo da frequência dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O valor do comprimento de onda da luz é relacionado com a sua frequência e com a energia que ela transporta: quanto mais energia, menor é o comprimento de onda e mais quente é a chama que emite a luz. Luz com coloração azulada tem menor comprimento de onda do que luz com coloração alaranjada.

Unesp2013

Baseando-se nas informações e analisando a imagem, é correto afirmar que, na região I, em relação à região II,

(A) a luz emitida pela chama se propaga pelo ar com maior velocidade.
(B) a chama emite mais energia.
(C) a chama é mais fria.
(D) a luz emitida pela chama tem maior frequência.
(E) a luz emitida pela chama tem menor comprimento de onda.



Solução:

A região I é de luz alaranjada e a região II é de luz azul. O enunciado diz que a luz azul possui menor comprimento de onda que a luz alaranjada e mais energia. Logo, podemos dizer que a chama da região I é mais fria que a da região II.

Resposta: letra C.

Tags: , ,

Você pode se interessar também por…

Menu