1ª Fase - UNESPOndulatória
0

UNESP 2016 (1ª Fase) – Q. 82 (Física)

Uma corda elástica está inicialmente esticada e em repouso, com uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra presa a um oscilador capaz de gerar ondas transversais nessa corda. A figura representa o perfil de um trecho da corda em determinado instante posterior ao acionamento do oscilador e um ponto P que descreve um movimento harmônico vertical, indo desde um ponto mais baixo (vale da onda) até um mais alto (crista da onda).




Sabendo que as ondas se propagam nessa corda com velocidade constante de 10 m/s e que a frequência do oscilador também é constante, a velocidade escalar média do ponto P, em m/s, quando ele vai de um vale até uma crista da onda no menor intervalo de tempo possível é igual a

(A) 4.
(B) 8.
(C) 6.
(D) 10.
(E) 12.



Solução:

Primeiro precisamos descobrir o comprimento da onda:

3 m —— 1,5 onda
$$\lambda$$ —— 1 onda
$$\lambda = 2\, m$$

Agora podemos encontrar o período: \[v = \frac{\lambda}{T} \longrightarrow 10 = \frac{2}{T} \longrightarrow T = 0,2\, s\] Para encontrar a velocidade do ponto P, precisamos utilizar meio período, pois o enunciado pede de uma crista a um vale, portanto meio comprimento de onda. \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow v = \frac{0,8}{0,1} \longrightarrow v = 8\, m/s\] Resposta: letra B.

Tags: 2016, UNESP

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também