Na linha de produção de uma fábrica, uma esteira rolante movimenta-se no sentido indicado na figura 1, e com velocidade constante, transportando caixas de um setor a outro. Para fazer uma inspeção, um funcionário detém uma das caixas, mantendo-a parada diante de si por alguns segundos, mas ainda apoiada na esteira que continua rolando, conforme a figura 2.
No intervalo de tempo em que a esteira continua rolando com velocidade constante e a caixa é mantida parada em relação ao funcionário (figura 2), a resultante das forças aplicadas pela esteira sobre a caixa está corretamente representada na alternativa
Solução:
Na figura 2 temos quatro forças agindo sobre a caixa: Peso (P), Normal (N), Força do funcionário ($$F_{f}$$) e Atrito (A).
O Peso (P) é uma interação da caixa com a gravidade da Terra e é vertical para baixo.
A Normal é uma reação da esteira e é vertical para cima.
A Força que o funcionário exerce sobre a caixa é horizontal para a direita.
O Atrito é horizontal para a esquerda, pois para a esteira, a caixa desliza sobre a esteira para a direita, logo a força de atrito aponta para o lado oposto ao movimento da caixa.
O enunciado pede a resultante das forças que a esteira aplica na caixa, portanto devemos encontrar a resultante entre a Normal e o Atrito. Abaixo vemos a figura com as forças e a resultante ($$R_{e}$$).
Resposta: letra C.
0 comentários