1ª Fase - UNESPForças
0

UNESP 2017 – 1ª Fase – Q. 78 (Física)

Na linha de produção de uma fábrica, uma esteira rolante movimenta-se no sentido indicado na figura 1, e com velocidade constante, transportando caixas de um setor a outro. Para fazer uma inspeção, um funcionário detém uma das caixas, mantendo-a parada diante de si por alguns segundos, mas ainda apoiada na esteira que continua rolando, conforme a figura 2.




No intervalo de tempo em que a esteira continua rolando com velocidade constante e a caixa é mantida parada em relação ao funcionário (figura 2), a resultante das forças aplicadas pela esteira sobre a caixa está corretamente representada na alternativa






Solução:

Na figura 2 temos quatro forças agindo sobre a caixa: Peso (P), Normal (N), Força do funcionário ($$F_{f}$$) e Atrito (A).

O Peso (P) é uma interação da caixa com a gravidade da Terra e é vertical para baixo.

A Normal é uma reação da esteira e é vertical para cima.

A Força que o funcionário exerce sobre a caixa é horizontal para a direita.

O Atrito é horizontal para a esquerda, pois para a esteira, a caixa desliza sobre a esteira para a direita, logo a força de atrito aponta para o lado oposto ao movimento da caixa.

O enunciado pede a resultante das forças que a esteira aplica na caixa, portanto devemos encontrar a resultante entre a Normal e o Atrito. Abaixo vemos a figura com as forças e a resultante ($$R_{e}$$).




Resposta: letra C.

Tags: , , ,

Você pode se interessar também por…

Menu