Cefet-RJ Física

Cefet-RJ – Cursos Técnicos – 2020 – Física (parte 1)

Questões Anteriores


Texto introdutório para as questões 24 a 27

A banda Queen foi uma banda britânica de rock, fundada em 1970 e recentemente teve parte de sua trajetória de sucesso dramatizada no cinema coma obra “Bohemian Rhapsody”. No encerramento do filme, durante os créditos finais, há a exibição do clipe de uma das mais famosas músicas da banda: “Don’t Stop Me Now”. O neurocientista Jacob Jolij (Universidade de Groningen, Holanda) concluiu, em sua pesquisa de 2016, que essa “é a música mais feliz da história”. Um trecho da música traduzida, ao lado da letra original de Freddie Mercury, é reproduzido abaixo:

Questão 24

O autor, o músico Freddie Mercury, está descontrolado de euforia e afirma estar “viajando na velocidade da luz”. Sabemos que a velocidade da luz no vácuo tem o valor de $$3,0\times 10^{8}\, m/s$$ e que ela representa o limite físico de velocidades. Se fosse possível Freddie Mercury viajar à velocidade da luz, e saísse da Inglaterra, em que lugar, aproximadamente, ele chegaria se “voasse” durante 8 minutos?

A) No Sol, que fica a cerca de $$1,4\times 10^{11}\, m$$ da Terra.

B) Na Lua, que está a cerca de $$3,8\times 10^{8}\, m$$ da Terra.

C) Em Marte, cuja menor distância da Terra chega a $$5,6\times 10^{10}\, m$$.

D) No Brasil, que se localiza a cerca de $$8,9\times 10^{6}\, m$$ da Inglaterra.

Solução:


Questão 25

Freddie Mercury faz analogia a algo muito quente quando afirma que está “queimando pelo céu / Duzentos graus / É por isso que me chamam de Senhor Fahrenheit”. A escala Fahrenheit é comumente utilizada na Inglaterra, terra natal da banda, e é bem diferente da escala Celsius, usada no Brasil. Se uma pessoa estivesse literalmente a 200 graus Fahrenheit, sua temperatura na escala Celsius seria de, aproximadamente:

A) 47°C

B) 93°C

C) 100°C

D) 150°C

Solução:


Próximas Questões