Física Unicamp

Resolução – UNICAMP 2013 (1ª Fase) – Física (continuação)

Questões Anteriores

Questão

Um objeto é disposto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos principais da lente são indicados com a letra F. Pode-se afirmar que a imagem formada pela lente
Unicamp2013
a) é real, invertida e mede 4 cm.
b) é virtual, direta e fica a 6 cm da lente.
c) é real, direta e mede 2 cm.
d) é real, invertida e fica a 3 cm da lente.
Solução:
Unicamp2013
Utilizamos os raios especiais: entrando paralelo e saindo pelo foco, passando pelo vértice. Onde esses raios se cruzam, podemos desenhar a imagem. Vemos que ela é real, invertida e mede 4 cm.
Resposta: letra A.

Questão

Muitos carros possuem um sistema de segurança para os passageiros chamado airbag. Este sistema consiste em uma bolsa de plástico que é rapidamente inflada quando o carro sofre uma desaceleração brusca, interpondo-se entre o passageiro e o painel do veículo. Em uma colisão, a função do airbag é
a) aumentar o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
b) aumentar a variação de momento linear do passageiro durante a colisão, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
c) diminuir o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
d) diminuir o impulso recebido pelo passageiro devido ao choque, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
Solução:
A variação da quantidade de movimento é a mesma. Porém o airbag aumenta o tempo de colisão entre o passageiro e o carro, diminuindo a força a que o passageiro é submetido de acordo com a equação \[\vec{I} = \Delta Q = F\cdot\Delta t\] Resposta: letra A.

Questão

Um aerogerador, que converte energia eólica em elétrica, tem uma hélice como a representada na figura abaixo. A massa do sistema que gira é M = 50 toneladas, e a distância do eixo ao ponto P, chamada de raio de giração, é R = 10 m. A energia cinética do gerador com a hélice em movimento é dada por $$\frac{1}{2}\cdot M\cdot V_{P} ^{2}$$, sendo $$V_{P}$$ o módulo da velocidade do ponto P. Se o período de rotação da hélice é igual a 2 s, qual é a energia cinética do gerador? Considere $$\pi = 3$$.

Unicamp2013
a) $$6,250\cdot 10^{5}\, J$$.
b) $$2,250\cdot 10^{7}\, J$$.
c) $$5,625\cdot 10^{7}\, J$$.
d) $$9,000\cdot 10^{7}\, J$$.
Solução:
Primeiro precisamos descobrir $$V_{P}$$. Para isso vamos utilizar a relação entre velocidade linear e período \[V_{P} = \frac{2\cdot\pi}{T}\cdot R \longrightarrow V_{P} = \frac{2\cdot 3}{2}\cdot 10 \longrightarrow V_{P} = 30\, m/s\] Agora basta calcular a energia \[E = \frac{1}{2}\cdot 50000\cdot 30 ^{2} \longrightarrow E = 2,25\cdot 10^{7}\, J\] Resposta: letra B.

 

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

plenussapientia