Cotuca Física

Resolução – Vestibulinho – COTUCA 2019 – Física

Questões Anteriores (Matemática)


Questão 25

Um barbeiro B segura um espelho plano $$E_{2}$$, de espessura desprezível, paralelamente a outro espelho plano $$E_{1}$$, também de espessura desprezível, permitindo que seu cliente A observe, no espelho $$E_{1}$$, o seu corte de cabelo na parte posterior da cabeça.

Determine a menor distância entre o cliente e a imagem que ele observa da sua nuca no espelho $$E_{1}$$, considerando que a cabeça do cliente também possui dimensões desprezíveis.

a) 1,6 m
b) 2,0 m
c) 2,2 m
d) 2,6 m
e) 3,2 m

Solução:


Questão 26

Após a partida de futebol disputada entre Brasil e México, durante a Copa do Mundo de 2018, circulou, pelo WhatsApp e pelo Facebook, um vídeo em que um torcedor, numa praça pública, acompanhava essa partida através do seu rádio e comemorou o gol do Brasil 3 segundos antes dos demais torcedores que acompanhavam a partida somente por meio do telão instalado na mesma praça pública.

Essa diferença de tempo na comemoração do gol deve-se ao fato de as ondas televisivas (imagem + som), apesar de se propagarem no ar com a mesma velocidade que as ondas de rádio, levarem mais tempo para ir do estádio até a televisão. Isso acontece, pois, durante o processo de transmissão, as ondas televisivas são compactadas e descompactadas para que possam ser ouvidas e vistas com melhor qualidade no televisor, o que não acontece com as ondas recebidas pelo rádio, por meio do qual as informações chegam ao ouvinte quase que simultaneamente ao evento esportivo. Supondo que a distância aproximada entre Brasil e Rússia seja de 15.000 km e que as ondas eletromagnéticas viajem pelo ar com uma velocidade constante de 3×10^8  m/s, qual o número de vezes que a distância entre Brasil e Rússia poderia ter sido percorrida pelas ondas de rádio durante o atraso de 3 segundos das ondas televisivas?

a) 15
b) 17
c) 20
d) 50
e) 60

Solução:


Questão 27

Três recipientes idênticos encontram-se num mesmo local e contêm porções de água pura ($$m_{A}$$, $$m_{B}$$ e $$m_{C}$$) no estado líquido. Essas porções são aquecidas por uma mesma fonte de calor de potência constante. O gráfico a seguir apresenta um esboço do comportamento da temperatura dessas três porções de água com o passar do tempo de aquecimento.

A partir do gráfico, podemos afirmar que a relação entre as massas das três porções de água é:

a) $$m_{C} < m_{A} < m_{B}$$.
b) $$m_{B} < m_{C} < m_{A}$$.
c) $$m_{C} < m_{B} = m_{A}$$.
d) $$m_{A} > m_{B} = m_{C}$$.
e) $$m_{B} > m_{A} = m_{C}$$.

Solução:


Próximas Questões

Próximas Questões (Química)