No extremo sul do Chile, foi inaugurada, em 2022, a primeira planta industrial do mundo para produção de combustíveis ecológicos. O processo utiliza dois recursos: o vento e a água, que são abundantes na região. O vento é responsável pela geração de energia elétrica limpa fornecida à usina. Essa energia é utilizada a fim de realizar a eletrólise da água para obtenção de hidrogênio, substância usada na produção do combustível sintético (denominado e-fuel). Uma estação aspira o ar atmosférico e separa o dióxido de carbono dos demais componentes do ar. Por meio de pressurizadores, condensadores e filtros, o CO2 é armazenado no estado líquido. Feito isso, o próximo passo é reagir o CO2 com o hidrogênio, gerando o metanol sintético que, refinado, resulta na gasolina sintética, conforme o esquema.
Assinale a alternativa que contém o nome correto da mudança de estado físico, ocorrida com o dióxido de carbono, no processo indicado em (I).
(A) Condensação
(B) Vaporização
(C) Sublimação
(D) Fusão
(E) Ebulição
Solução:
O processo indicado por I mostra a flecha indo do ar para o $$CO_{2}$$ líquido, portanto temos a mudança de estado do gás para o líquido, que se chama condensação.
Resposta: letra A
0 comentários