Questões Anteriores
Questão 23
Leia o texto.
Um dos piores acidentes nucleares de todos os tempos completa 30 anos em 2016. Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu, liberando uma grande quantidade de Sr–90 no meio ambiente que persiste até hoje em locais próximos ao acidente. Isso se deve ao período de meia-vida do Sr–90, que é de aproximadamente 28 anos. O Sr–90 é um beta emissor, ou seja, emite uma partícula beta, transformando-se em Y–90. A contaminação pelo Y–90 representa um sério risco à saúde humana, pois esse elemento substitui com facilidade o cálcio dos ossos, dificultando a sua eliminação pelo corpo humano.
<http://tinyurl.com/jzljzwc> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado. Em 2016, em relação à quantidade de Sr–90 liberada no acidente, a quantidade de Sr–90 que se transformou em Y–90 foi, aproximadamente, de
(A) $$\frac{1}{8}$$
(B) $$\frac{1}{6}$$
(C) $$\frac{1}{5}$$
(D) $$\frac{1}{4}$$
(E) $$\frac{1}{2}$$
Solução: O período de meia-vida indica quanto tempo demora para metade da massa de um elemento radioativo decair. Como se passaram 30 anos e a meia-vida do Sr-90 é 28 anos, metade da massa de Sr-90 foi transformada em Y-90.
Resposta: letra E.
Questão 24
Leia o texto.
Feromônios são substâncias químicas secretadas pelos indivíduos que permitem a comunicação com outros seres vivos. Nos seres humanos, há evidências de que algumas substâncias, como o androstenol e a copulina, atuam como feromônios.
<http://tinyurl.com/hqfrxbb> Acesso em: 17.09.2016. Adaptado. As fórmulas estruturais do androstenol e da copulina encontram-se representadas
As funções orgânicas oxigenadas encontradas no androstenol e na copulina são, respectivamente,
(A) fenol e ácido carboxílico.
(B) álcool e ácido carboxílico.
(C) álcool e aldeído.
(D) álcool e cetona.
(E) fenol e éster.
Solução: As funções são álcool (OH) no androstenol e ácido carboxílico (COOH) na copulina.
Resposta: letra B.
0 comentários