FatecFísicaMatemáticaQuímica
0

FATEC – Vestibular 2019 – Questões Multidisciplinares

Questão 01

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referente a 2016, que, em um de seus tópicos, investigou pessoas de 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. Em seu módulo “Outras Formas de Trabalho”, a pesquisa apontou que 3,9% das pessoas entrevistadas nesse tópico praticaram o trabalho voluntário. Essa porcentagem corresponde a 6,5 milhões de brasileiros na faixa etária citada.

<https://tinyurl.com/yc9myhl9> Acesso em: 04/10/2018. Adaptado.

Considere que, em 2016, havia N milhões de brasileiros com 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. De acordo com o texto, é correto afirmar que o valor de N é (A) 3,9. (B) 10,4. (C) 16,7. (D) 25,4. (E) 166,7.

Solução:
https://youtu.be/RW6CgjgwDGY?t=20

Questão 04

O estresse está se tornando um problema cada vez maior no mundo do trabalho. Situações e estímulos do ambiente de trabalho que pressionam o trabalhador, em diferentes contextos, provocam a produção de diversos hormônios em seu organismo como, por exemplo, o cortisol. O cortisol é responsável pela regulação de diversos processos metabólicos humanos. Sua forma sintética, a hidrocortisona, é usada no combate a inflamações e alergias.


Em química, isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais moléculas apresentam a mesma fórmula molecular. Observando as fórmulas estruturais do cortisol e da hidrocortisona, pode-se concluir corretamente que estes compostos (A) são isômeros de fórmula molecular $$C_{21} H_{30} O_{5}$$. (B) são isômeros de fórmula molecular $$C_{21} H_{29} O_{5}$$. (C) são isômeros de fórmula molecular $$C_{21} H_{6} O_{5}$$. (D) não são isômeros pois suas fórmulas moleculares são diferentes. (E) não são isômeros pois suas fórmulas estruturais são diferentes.

Solução:
https://youtu.be/RW6CgjgwDGY?t=152

Próximas Questões

Tags: Matemática, multidisciplinares

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também