Heitor Villa-Lobos (1887–1959) foi maestro, compositor, pianista e violonista brasileiro reconhecido mundialmente. Suas obras para violão são estudadas em praticamente todas as faculdades de música do mundo. O violão acústico é um instrumento musical de cordas que não precisa de energia elétrica, que é geralmente feito de madeira, com um corpo oco, chamado de caixa de ressonância, e que possui um orifício circular na frente.
Sobre os conceitos de Física que envolvem esse instrumento musical, podemos afirmar corretamente que
(A) as cordas, quando tocadas corretamente, vibram em frequências que destoam de uma nota musical. (B) a tensão e o comprimento da corda, definidos pela posição dos dedos no braço do instrumento, afetam a frequência da nota musical quando a corda vibra.
(C) o corpo atua como uma caixa de ressonância, pois diminui a intensidade do som das cordas vibrantes captado pelo orifício circular.
(D) o corpo, mesmo sendo feito com materiais e em formas diferentes, ressoa sempre da mesma maneira. (E) o tocar, mesmo sem microfone, envolve a conversão de energia mecânica em energia elétrica.
Solução:
A corda do violão, ao ser tocada, vibra como uma onda estacionária. Dessa forma, o comprimento de onda e, consequentemente, a frequência estão relacionadas com o comprimento da corda da seguinte forma:
$$\lambda = \frac{2L}{N}$$ e $$f = \frac{Nv}{2L}$$
Em que,
$$\lambda$$ é o comprimento de onda,
L é o comprimento da corda,
N é o número harmônico,
f é a frequência e
v é a velocidade da onda na corda.
Como podemos ver, ao alterar o comprimento da corda, alteramos a frequência da onda produzida.
Resposta: letra B.
0 comentários