O físico brasileiro César Lattes tornou-se conhecido por descobrir a partícula subatômica méson pi (píon). A descoberta foi descrita por Lattes no artigo Processes involving charged mesons, publicado pela revista Nature em 1947. O texto é coassinado por seus colegas de laboratório: Powell, Occhialini e Muirhead. Essa descoberta rendeu, em 1950, um Prêmio Nobel de Física e uma posterior controvérsia. O comitê do Nobel concedeu o prêmio apenas a Powell pelo desenvolvimento do método fotográfico para estudo de processos nucleares e pelos achados relacionados aos mésons. O motivo de o prêmio não ter ido para o brasileiro foi a política interna do Nobel. Até 1960, a regra era premiar apenas o chefe da equipe responsável pela descoberta. Entretanto, a façanha de Lattes marcou o início de um novo campo de estudos da Física.
<https://tinyurl.com/2ey7cd5d> Acesso em: 29.01.2024. Adaptado.
Podemos afirmar, corretamente, que o campo de estudo relacionado à descoberta de Lattes refere-se a
(A) Física de Partículas.
(B) Física Clássica.
(C) Biofísica.
(D) Termodinâmica.
(E) Eletromagnetismo.
Solução:
A física de partículas estuda as partículas elementares que constituem a matéria, além da radiação que emitem e a interação entre elas.
A física clássica estuda os movimentos macroscópicos, ou seja, de objetos que podemos ver, como carros, pessoas, planetas e astros.
A biofísica estuda a física dentro dos seres vivos: movimentos, trocas de calor, transformações de energia, etc.
A termodinâmica estuda o movimento dos gases, as máquinas térmicas e as transformações de estado da matéria, envolvendo trocas de calor e energia.
O eletromagnetismo estuda os fenômenos elétricos e magnéticos como campo elétrico, campo magnético, corrente, potencial elétrico, entre outros.
Portanto, podemos perceber que, como a descoberta de Lattes se trata de uma partícula subatômica, a área de estudos é a Física de partículas.
Resposta: letra A
0 comentários