A figura mostra dois alto-falantes, A e B, voltados um para o outro e distantes 20 m entre si, os quais emitem ondas sonoras de mesma frequência, mesma amplitude e em fase.
Um observador, inicialmente localizado no ponto médio M do segmento de reta que une os dois alto-falantes, percebe um som de máxima intensidade, pois nesse ponto ocorre interferência construtiva. Ao se deslocar sobre o segmento de reta que une os dois alto-falantes, no sentido do alto-falante B, esse observador percebe, pela primeira vez, um som de mínima intensidade quando está a 1,5 m de M. Isso significa que, nesse ponto, ocorre interferência destrutiva. Ao continuar seu deslocamento até chegar ao alto-falante B, o observador perceberá outros pontos de mínima intensidade sonora quando estiver a distâncias do ponto M iguais a
(A) 4,5 m e 9,0 m, apenas.
(B) 4,5 m e ,5 m, apenas.
(C) 3,0 m e 9,0 m, apenas.
(D) 3,0 m, 6,0 m e 9,0 m, apenas.
(E) 3,0 m, 4,5 m, 6,0 m, 7,5 m e 9,0 m.
Solução:
O enunciado diz que o observador se encontra no ponto vermelho da figura acima. Nesse ponto nós temos o ventre da onda, ou seja, o ponto máximo de intensidade do som. Quando o observador caminha 1,5 m em direção ao alto-falante B, ele se encontra no ponto amarelo, que é o nó da onda, lugar do ponto menos intenso de som. Podemos dizer, então, que o tamanho de um ventre é de 3,0 m. Portanto, a partir do ponto amarelo, temos que somar 3,0 para descobrir qual o próximo ponto de mínima intensidade. Como temos 10,0 m até o alto-falante B, precisam ser pontos dentro dessa distância.
Teremos então:
Segundo ponto: 1,5 + 3,0 = 4,5 m
Terceiro ponto: 4,5 + 3,0 = 7,5 m
Resposta: letra B.
0 comentários