1ª Fase - UNESPCinemática
0

UNESP 2016 (1ª Fase) – Q. 76 (Física)

Em uma viagem de carro com sua família, um garoto colocou em prática o que havia aprendido nas aulas de física. Quando seu pai ultrapassou um caminhão em um trecho reto da estrada, ele calculou a velocidade do caminhão ultrapassado utilizando um cronômetro.




O garoto acionou o cronômetro quando seu pai alinhou a frente do carro com a traseira do caminhão e o desligou no instante em que a ultrapassagem terminou, com a traseira do carro alinhada com a frente do caminhão, obtendo 8,5 s para o tempo de ultrapassagem. Em seguida, considerando a informação contida na figura e sabendo que o comprimento do carro era 4 m e que a velocidade do carro permaneceu constante e igual a 30 m/s, ele calculou a velocidade média do caminhão, durante a ultrapassagem, obtendo corretamente o valor

(A) 24 m/s.
(B) 21 m/s.
(C) 22 m/s.
(D) 26 m/s.
(E) 28 m/s.



Solução:

Imaginando o caminhão parado, o carro andaria 4 m (seu tamanho) para alinhar a traseira do carro com a traseira do caminhão. Então andaria mais 30 m (tamanho do caminhão) para alinhar a traseira do carro com a frente do caminhão. Isso daria uma distância igual a 34 m. Porém o caminhão não está parado, então devemos acrescentar x m de distância que o caminhão andou, logo temos $$\Delta S = 34 + x$$. Podemos encontrar x: \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow 30 = \frac{34 + x}{8,5} \longrightarrow x = 221\, m\] Portanto a velocidade do caminhão é \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow v = \frac{221}{8,5} \longrightarrow v = 26\, m/s\] Resposta: letra D.

Tags: 2016, UNESP, velocidade média

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também