UERJ 2018 – 1º Exame de Qualificação – Ciências da Natureza (continuação 1)

Questões Anteriores

Questão 09

Marcelo Gleiser expõe em seu texto argumentos que se contrapõem à ideia de simetria como verdade absoluta na ciência. Um desses argumentos é identificado em: (A) Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, (l. 2-3) (B) há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, (l. 8) (C) a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana. (l. 14) (D) nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado (l. 22-23) Nas linhas 22 e 23, o autor diz que as nossas teorias estão sujeitas a ajustes e reformas toda vez que acumulamos mais conhecimento, portanto não são verdades absolutas da ciência. Resposta: letra D.

Questão 37

Por conta de um incêndio, uma floresta teve sua vegetação totalmente destruída. Ao longo do tempo, foram observadas alterações no número e na diversidade de espécies vegetais no local, conforme ilustra a imagem.


Essas alterações caracterizam o fenômeno denominado: (A) eutrofização (B) amensalismo (C) magnificação trófica (D) sucessão ecológica

Solução:
A imagem apresenta a sucessão de comunidades que foram surgindo no lugar do incêndio, começando pela colonização, que vai preparando o lugar e passando por várias comunidades mais simples, até chegar à comunidade clímax, que é a mais complexa do sistema. Resposta: letra D.

Questão 38

Observe no diagrama as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.


Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico: (A) fusão (B) sublimação (C) condensação (D) vaporização

Solução:
O enunciado nos diz que o gráfico se refere a mudanças de estado de uma esfera sólida de metal puro, então sabemos que a esfera é feita de apenas um material, com pontos de fusão e vaporização definidos e que o experimento se inicia no estado sólido. Vemos também, pelo gráfico, que a temperatura está aumentando e a esfera está recebendo cada vez mais energia em forma de calor. Com isso, podemos dizer que:
  1. A etapa A é de aquecimento da esfera no estado sólido até sua temperatura de fusão.
  2. A etapa B corresponde à fusão total do material da esfera.
  3. A etapa C é o aquecimento do material no estado líquido até seu ponto de vaporização.
  4. A etapa D corresponde à vaporização do material da esfera.
Resposta: letra D.

Questão 39

O cloreto de sódio, principal composto obtido no processo de evaporação da água do mar, apresenta a fórmula química NaCl. Esse composto pertence à seguinte função química: (A) sal (B) base (C) ácido (D) óxido A formula química NaCl representa o nosso famoso sal de cozinha, obtido com a evaporação da água do mar. Resposta: letra A.

Próximas Questões

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu